terça-feira, janeiro 08, 2019

BRASIL CONFIRMA QUE NÃO SEGUIRÁ O PACTO DAS MIGRAÇÕES DA ONU

Por meio de correspondência enviada a missões no exterior, o Itamaraty confirmou que o Brasil vai-se retirar do Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular, que estabelece um plano para o acolhimento de imigrantes.
O Brasil aderiu ao acordo em Dezembro, numa reunião realizada em Marraquexe, Marrocos. Nessa altura já Bolsonaro tinha alardeado a sua intenção de abandonar o compromisso firmado junto à ONU, alegando que o texto feria a soberania nacional.
De acordo com a BBC, o Ministério das Relações Exteriores informa, por nota, que o Brasil está-se dissociando do pacto. O documento completa, informando que o Brasil não pretende "participar em qualquer actividade relacionada com o pacto ou sua implementação".
Oficialmente, o Itamaraty não confirma nem nega a informação. Logo após a adesão brasileira ao acordo, porém, o chanceler Ernesto Araújo criticou o texto, dizendo que a imigração "não pode ser tratada como questão global", mas sim levando em conta "a realidade e a soberania de cada país".
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/brasil/2019010813069083-bolsonaro-onu-migracao/

* * *

Uma primeira boa medida do governo de Bolsonaro, há que reconhecê-lo, pelo menos até ver...