terça-feira, janeiro 08, 2019

EUA EXIGEM PROTECÇÃO DOS CURDOS NA SÍRIA - TURQUIA RECUSA ACEITAR ESSA CONDIÇÃO

Nesta Martes (8), o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, acusou os EUA de cometerem um "grande erro" ao protegerem os combatentes curdos na Síria, e voltou a ameaçar lançar uma ofensiva contra as milícias curdas no norte da República Árabe.
O líder turco reagiu assim aos comentários feitos no domingo (7) pelo conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, que afirmou que as tropas norte-americanas não se retirarão da Síria até que os últimos bastiões terroristas do Daesh sejam destruídos e a Turquia garanta a segurança das milícias curdas apoiadas por Washington.
"Achamos impossível aceitar e engolir as declarações de Bolton feitas em Israel", afirmou Erdogan discursando na frente do grupo parlamentar do Partido da Justiça e Desenvolvimento Turco (AKP).
"Bolton está cometendo um grande erro, a sua declaração é inaceitável", acrescentou o presidente, que chamou "grande mentira" à luta das Unidades de Protecção Popular (YPG) na Síria contra o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários países).
Erdogan acrescentou que em breve a Turquia "passará a acções decisivas para neutralizar os terroristas na Síria". 
Por sua vez, o porta-voz de Erdogan, Ibrahim Kalin, enfatizou nesta Martes (8) que os EUA não devem demorar com a retirada de suas tropas da Síria, para não darem chance aos grupos terroristas.
Durante a conferência de imprensa após a sua reunião com Bolton em Ancara, Kalin também observou que a Turquia está a pedir que Washington apreenda as armas entregues às milícias curdas na Síria.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2019010813068234-turquia-eua-siria-curdos-erdogan-bolton/

* * *

Turquia, a ensanguentar o Médio Oriente desde pelo menos o século XV...
Uma Europa mais atenta e participativa estaria, tal como os EUA, a zelar pelos interesses dos seus aliados naturais nesta área do mundo, os Curdos.