terça-feira, outubro 16, 2018

«ZASCHITNIKI» - «GUARDIÕES»


Vi finalmente um filme de super-heróis russo, «Zaschitniki», ou «Guardiões», que aguardava há não sei quanto tempo. Tive de o ver num ecrã pequenito e com dobragem em Castelhano, paciência..Tanto quanto sei, não chegou a passar nos cinemas em Portugal. 
Desapontou-me um bocadito - uma história banal, com tiradas banais e filmagens banalíssimas, a lembrar demasiado o estilo americano. Não faz mal. Quando se aprecia o género super-heroístico uma vida inteira, às tantas vê-se qualquer merda que esteja nesse campo. É como contemplar uma paisagem, nem precisa de enredo... Aliás, se antes do filme se soubesse que era foleiro, ainda assim ter-se-lo-ia visto à mesma. Podia era não se ver no cinema, se fosse esse o caso, mas isso é outra história. 
Não deixa, entretanto, de constituir um alívio para a vista ao não ter uma parafernália de «diversidade» étnica com presença do elemento castanho ou negro, enfim, de diversidade racial só tem um asiático, porque o enredo diz que cada herói é de uma parte do actual «império» russo, há inclusivamente um arménio que ao peito tem uma Kolovrat (espécie de suástica, mas de múltiplos braços) e o seu poder é precisamente o de controlar as forças da terra...
Entenda-se: não estou a dizer que o filme é mau. Eu é que esperava que fosse melhor, talvez porque de uma produção europeia se trata.