quarta-feira, setembro 19, 2018

LÍDER TURCO VAI À ALEMANHA INAUGURAR MAIOR MESQUITA DA EUROPA, POSSÍVEL PONTO DE ESPIONAGEM TURCO EM SOLO EUROPEU

O presidente Recep Tayyip Erdogan vai inaugurar oficialmente a mesquita central da União Turca-Islâmica da Alemanha para Assuntos Religiosos (DITIB) no dia 29 de Septembro, durante uma visita de Estado. A organização anunciou que recebeu hoje a confirmação de que o presidente turco participará na cerimónia .
A união também afirmou que o primeiro-ministro da Renânia do Norte-Vestfália, Armin Laschet, da União Democrata Cristã (CDU) de Merkel, deve participar da cerimónia de abertura com Erdogan, embora a informação tenha sido negada pela equipe do político
O DITIB, que administra mais de 900 mesquitas no país, é formalmente uma associação alemã independente. Contudo, os seus imãs são frequentemente enviados pela Direcção de Assuntos Religiosos Diyanet, que reporta ao governo turco. Alguns deles até são acusados ​​de espiar os oponentes de Erdogan na Alemanha.
A mesquita em questão está localizada no bairro predominantemente turco de Colónia, Ehrenfeld, e terá capacidade para 1.100 pessoas. Será a maior mesquita da Europa em operação.
De acordo com a imprensa alemã, durante a viagem Erdogan também pretende encontrar-se com a chanceler alemã Angela Merkel duas vezes. Vai comparecer a um banquete de Estado e conversar com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier. Estes planos provocaram críticas entre políticos e jornalistas alemães, já que a visita acontece após a prisão do jornalista do Die Welt Deniz Yücel, sob acusação de terrorismo.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2018091912249379-alemanha-erdogan-mesquita-europa/