quarta-feira, setembro 26, 2018

EUA QUEREM ALIANÇA COM A ÍNDIA DIANTE DA CHINA

Os EUA procuram apoio da Índia na luta contra a expansão da China, escreve o The Times.
O objectivo é estabelecer uma aliança de países amigos para efectuarem investimentos estrangeiros conjuntos para contrariarem a expansão chinesa e sua iniciativa Um Cinturão, Uma Rota.
Segundo o jornal britânico, com a participação do Japão e da Austrália, a Corporação para o Investimento Privado no Exterior (OPIC, sigla em Inglês) quer assinar um protocolo de intenção com Nova Deli que proporcionaria a possibilidade de investimentos conjuntos em infra-estruturas estrangeiras.
Os quatro países estão alarmados com o facto de a China ter criado, ao longo da última década, toda uma cadeia de bases aéreas e navais do mar do Sul da China à África.
Pequim conquista o suporte e lealdade de países que recebem empréstimos multi-bilionários para financiar infra-estruturas críticas, permitindo a sua expansão militar.
Os esforços dos EUA para combater os investimentos da China esbarram nas limitações que existem na OPIC. No entanto, um projecto de lei, que esta semana será debatido no Senado dos EUA, amplia radicalmente os poderes dessa instituição financeira e permitirá não apenas emitir empréstimos, mas investir em acções estrangeiras. Além disso, o orçamento da organização será duplicado para US$ 60 biliões.
Conforme notou o jornal, a Índia recusou-se a participar no projecto Um Cinturão, Uma Rota e testemunhou com preocupação como a China penetrou no sul da Ásia e investiu no Paquistão mais de US$ 60 biliões.
Enquanto isso, o governo indiano anunciou publicamente que não se juntará à iniciativa liderada pelos EUA para conter a estratégia da China, já que a Índia busca aliviar as tensões entre os dois países depois do confronto no ano passado entre militares indianos e chineses nos Himalaias.
Entretanto, segundo o jornal, nos bastidores Nova Deli está disposta a usar sua influência diplomática para apoiar os esforços de Washington.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/asia_oceania/2018092612302265-eua-buscam-alianca-india-conter-expansao-militar-china/

* * *

Mais uma vez a administração Trump destaca-se pela positiva. A Índia, país etnicamente parente da Europa e politicamente democratizado, é, cada vez mais evidentemente, a maior aliada natural do Ocidente diante do poderio chinês, e também, já agora, contra a ameaça islamista.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

se catai não fosse tão alienigena como imaterial ate daria pra torcer por ela mas ela é uma mera copia do salto do oeste e tem valores incompativeis se fosse so biologia era facil torcer por ela

28 de setembro de 2018 às 04:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

e vai ver se tivesse valores parecidos se aproveitariam pra pejar la tambem de fail

28 de setembro de 2018 às 04:02:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home