terça-feira, setembro 25, 2018

SEMANA DA MODA EM LONDRES SEM PELES PELA PRIMEIRA VEZ

As peles de animais são, para alguns, sinónimo de glamour de eras passadas, mas para a maioria são a materialização de actos cruéis para com animais. O debate permanece, apesar de a grande maioria das marcas de moda estarem, cada vez mais, a desassociarem-se deste tipo de práticas. 
Esta semana, foi anunciada a abolição total de peças feitas com pelo verdadeiro na semana de moda de Londres, que decorrerá entre 14 e 18 de Setembro. A novidade foi dada pelo British Fashion Council, grupo responsável pela organização do evento. Deste modo, o pelo verdadeiro passa a ser substituído por sintético, numa tentativa de uma aposta mais sustentável e consciente. 
Este anúncio segue na sequência da notícia de que a Burberry deu esta semana de que vai deixar de usar peles nos seus produtos, com efeito imediato. Além de se comprometer a retirar gradualmente as peças em pelo já existentes nas suas colecções, irá deixar de queimar todos os produtos que não foram vendidos, prática comum em empresas de moda que desejam evitar que os produtos sejam vendidos a baixo preço.
A casa britânica junta-se a outras marcas fur-free, como Stella McCartney, Calvin Klein, Hugo Boss, Giorgio Armani, Net-a-Porter, Michael Kors e Vivienne Westwood. No universo online, a Asos passou a proibir o uso de penas, pele, seda, caxemira e mohair. O mesmo aconteceu já com as fast fashion Zara, H&M, Gap e Topshop.
*
Fonte: https://nit.pt/vanity/moda/acabaram-as-peles-animais-na-london-fashion-week

* * *


A evolução a acontecer num mundo em que há meros vinte anos uma coisa destas seria impensável.