segunda-feira, maio 07, 2018

DEZENAS DE MILHARES DE PESSOAS MARCHAM PELA INDEPENDÊNCIA DA ESCÓCIA

Milhares de partidários da independência escocesa participaram no sábado numa marcha anual em Glasgow, informaram os média locais.
O evento começou no Parque Kelvingrove às 11h30 (hora local), antes de seguir para o parque Glasgow Green, no leste da cidade, segundo o jornal Scotsman.
A publicação relatou, citando activistas, que até 90.000 pessoas poderiam ter participado na marcha, embora os organizadores do evento – o grupo All Under One Banner (Todos Sob uma Bandeira, em tradução livre) – inicialmente esperasse que 40.000 pessoas participassem.
O All Under One Banner descreve-se como uma organização cujo objectivo principal é "marchar em intervalos regulares até que a Escócia seja livre".
O primeiro referendo sobre a independência escocesa de Londres foi realizado em 2014 e resultou em 55% dos eleitores optando por permanecer no Reino Unido.
Em Março de 2017, o Parlamento escocês apoiou a proposta da primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon de pedir o segundo referendo sobre a independência entre o Outono de 2018 e a Primavera de 2019.
No entanto, a proposta foi rejeitada pela primeira-ministra britânica Theresa May, que disse não ser a hora certa para uma segunda votação, ao mesmo tempo em que o país estava a negociar o Brexit (saída da União Europeia).
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2018050511147962-marcha-independencia-escocia/

* * *

Trabalho político consciente é mesmo isto - a derrota no referendo não fez desarmar os militantes que optam pela frequência da emissão da mensagem, regularmente, para que cada vez mais povo acorde para o imperioso dever ético de tornar livre a sua Nação.