segunda-feira, maio 07, 2018

PUIGDEMONT É CANDIDATO À PRESIDÊNCIA NA CATALUNHA

O partido catalão pró-independência "Juntos pela Catalunha" (JxCat) propôs mais uma vez a nomeação do ex-líder catalão Carles Puigdemont como candidato para chefiar o governo regional.
A notícia veio do porta-voz do JxCat, Eduard Pujol, após uma reunião dos membros do partido em Berlim. A candidatura deverá ser anunciada oficialmente antes de 14 de Maio.
Na Vernes (4 de Maio), legisladores catalães votaram a favor de uma emenda que permitiria que o presidente regional fosse eleito sem a sua presença no parlamento, num movimento que poderia devolver o poder a Puigdemont, que hoje se encontra exilado.
Em Janeiro, um tribunal espanhol determinou que Puigdemont, que fugiu para a Bélgica em Outubro para fugir da perseguição após apoiar o referendo de independência do ano passado, só poderia tornar-se líder regional se estivesse fisicamente presente no parlamento e tivesse permissão do juiz para comparecer à eleição.
No entanto, no final de Fevereiro, partidos pró-independência catalães anunciaram os seus planos de estabelecer um governo paralelo em Bruxelas que seria encabeçado por Puigdemont, uma manobra à qual o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, chamou "insana".
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2018050611150278-puigdemont-catalunha-candidato-presidencia/

* * *

Bem podem os mé(r)dia ao serviço de interesses pró-espanholistas tentar dar a entender que os próprios nacionalistas catalães já não querem Puigdemont, e que Puigdemont já está desmoralizado e desistiu da sua gesta nacionalista... a verdade vem ao de cima e o referido dirigente continua a ser reconhecido como verdadeiramente nacionalista e capaz de ocupar o cargo que o povo lhe conferiu democraticamente.