quarta-feira, abril 04, 2018

ESTUDANTES DE ÉVORA RECUSAM REFERENDO SOBRE GARRAIADA

Os estudantes da Universidade de Évora recusaram hoje, em assembleia magna, a realização de um referendo sobre a manutenção da garraiada na Queima das Fitas. O espectáculo tauromáquico continuará, assim, a integrar o programa que, este ano, terá lugar de 25 de Maio a 2 de Junho.
"Ficou decidido em assembleia magna que o referendo não irá ser realizado", disse à agência Lusa a presidente da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), Ana Rita Silva.
Segundo a presidente da associação académica, na assembleia magna, que começou por volta das 22:00 de terça-feira e terminou cerca das 02:00 de hoje, foram registados "124 votos contra o referendo e 117 a favor do mesmo".
A proposta de realização do referendo sobre a continuidade da garraiada na Queima das Fitas foi o último assunto abordado na reunião, durante "cerca de duas horas", explicou.
"Foram apresentados vários argumentos dos dois lados" relativamente ao referendo, indicou a presidente da AAUE, realçando que a assembleia magna, realizada no Colégio do Espírito Santo, contou com "casa cheia", ao contrário do que é habitual.
Ana Rita Silva referiu que "o ideal seria sempre" ter nestas reuniões "os sete ou oito mil estudantes" da universidade, mas, normalmente, nos últimos anos, "com excepção de uma, todas as outras assembleias magnas têm tido à volta de 20 pessoas presentes".
"Se as pessoas acham que a garraiada é importante, também devem achar todos os outros assuntos importantes porque qualquer um deles tem a ver com os estudantes, por isso, devem vir aqui e fazer os seus votos contra ou a favor", incentivou.
"Os núcleos de Ciência e Tecnologia Animal e de Agronomia voluntariaram-se para contribuírem para a organização, juntamente com a AAUE, e dividirem, se necessário, algumas das despesas", disse a responsável, acrescentando que a AAUE vai procurar ainda "apoios ou parceiros" para realizar o espectáculo.
A actual direcção da associação académica decidiu incluir a realização do referendo sobre a garraiada na ordem de trabalhos desta assembleia magna para lançar a discussão sobre o assunto, aproveitando o referendo realizado sobre este tema na Universidade de Coimbra, a 13 de Março.
No referendo, os alunos da Universidade de Coimbra decidiram acabar com a garraiada na Queima das Fitas.
À pergunta "Deve o evento garraiada continuar no programa oficial da Queima das Fitas?", 70,7% dos estudantes de Coimbra que participaram no referendo responderam "Não" e 26,7% "Sim".
O Conselho de Veteranos daquela academia decidiu que a garraiada permaneceria na Queima das Fitas, indo assim contra o resultado do referendo, mas a decisão foi considerada nula.
Já esta segunda-feira, o Conselho de Veteranos aprovou, em reunião, a decisão de acabar com a garraiada na Queima das Fitas.
*
Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2018-04-04-Alunos-da-Universidade-de-Evora-recusam-referendo-e-mantem-garraiada

* * *

Lamentável notícia, a exibir a bacorice de quem pelos vistos tem medo da Democracia, ainda que a tourada nem devesse sequer ser votada mas pura e simplesmente abolida. É de registar o que escreveu uma estudante de Évora na página facebook da ANIMAL: «A Universidade de Évora tem cerca de 8000 alunos, a comunicação do assunto a tratar na assembleia, pelo que sei, não foi devidamente transmitido a todos os alunos. Foram realizadas duas votações, a primeira a favor do referendo ,sendo anulada , segundo dizem por erro de contagem. A salientar, apenas houve 170 votos de alunos , a informação , na minha opinião, não foi clara, se assim fosse dos 8000 alunos não iriam apenas 170 votar, para a realização de um referendo. Se não houvessem medos, havia um referendo.»
Enfim, tarde ou cedo esta vergonha há-de desaparecer, porque o País todo ele evolui, embora a diferentes velocidades, pelos vistos, consoante as condicionantes locais.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E o nível de descaramento desta malta que nos invade (vinda la da america do sul) não tem limites:

https://www.noticiasdecoimbra.pt/brasileiros-na-universidade-coimbra-recorrem-tribunal-pagar-mesmo-portugueses/

"Mais de 2.000 estudantes brasileiros frequentam cursos de diferentes níveis na Universidade de Coimbra, destacando-se a sua presença na Faculdade de Direito"

qualquer dia são mais que os portugueses.

6 de abril de 2018 às 14:09:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home