quarta-feira, março 21, 2018

DENÚNCIA ESQUERDISTA DA VIOLÊNCIA OTOMANA CONTRA OS CURDOS

«Porquê defender Afrin?
#1 A Turquia actualmente
Desde 20 de Janeiro o Estado Turco tem atacado e ocupado o cantão de Afrin no norte da Síria. O estado turco afirma estar a lutar contra o terrorismo para trazer a democracia à Síria. Mas este é o estado da ‘democracia’ turca no presente:
- Existem mais de 55.000 prisioneirxs políticxs na Turquia actualmente; Destxs, 15.000 são curdxs, activistas e defensorxs dos direitos humanos. Prisões onde a tortura e as violações em gang são comuns. A Turquia demitiu mais de 140 000 funcionários do estado desde o início da purga social que continuam desde o verão de 2016, incluindo professorxs, académicxs, funcionárixs dos sistemas de saúde, educação, técnicxs municipais e outrxs.
- 10 deputados do partido pró-curdo da oposição estão presxs neste momento. Dezenas de municípios nas zonas de maioria curda foram colocados sob regime de supervisão estatal. Inúmerxs presidentes de município e xs representantes locais eleitxs estão detidxs; milhares de ONGs e associações foram encerradas.
- A Turquia de hoje baniu todas as associações LGBTQI e as acções desta comunidade no país; legalizou-se o casamento de raparigas a partir dos 9 anos de idade; legitimou-se o espancamento de quem se manifestou no 8 de Março (Dia Internacional das Mulheres) na marcha deste ano em Istambul.
Este é o país do presidente Erdogan que leva ao palco dos seus comícios meninas e coloca-as a ler o Corão e afirma oficialmente que o lugar das mulheres é ‘em casa’.
- Esta é a Turquia da repressão violenta dos protestos na praça Gezi, onde o regime assassinou várixs manifestantes incluindo o jovem Berkin Elvan, de 15 anos, que havia saído de casa para comprar pão.
- A Turquia de hoje é o massacre de Roboski onde 34 habitantes curdxs foram mortxs em bombardeamentos da aviação turca dentro do próprio país.
É o país onde já em 2015/2016 o governo turco prosseguiu aos massacres de Sur, Silopi, Shirnak, Nusaybin e Cizire (região do sudeste da Turquia) onde 178 pessoas foram queimadas vivas dentro de caves pelo exército Turco.
- É a Turquia onde a repressão da imprensa é a mais preocupante do mundo, com o encerramento forçado de milhares de agências noticiosas e onde se encontram presxs 191 jornalistas.
- A Turquia de hoje é repressão sobre qualquer oposição à guerra que lançou sobre Afrin, com espancamentos de manifestantes e 845 pessoas detidas entre 20 de Janeiro e 26 de Fevereiro; 290 novos casos em tribunal abriram a 12 de Março.
!Este é o Estado da Turquia no presente! »
Um país preocupado seriamente com a democracia na Síria.
>>CONTRA A OCUPAÇÃO TURCA DE AFRIN; DIA MUNDIAL POR AFRIN (24 MARÇO)<<
*
Fonte: https://www.facebook.com/events/353152148516491/permalink/353534538478252/   -   Página com vídeo incorporado

* * *

É bom sinal que comecem a ouvir-se vozes esquerdistas coerentes a denunciar a violência islamista contra os direitos das mulheres e das minorias sexuais... ainda que seja «só» no Curdistão e na Turquia, até ver...