segunda-feira, fevereiro 26, 2018

ÍNDIA ORGANIZA MANOBRAS MILITARES MARÍTIMAS EM GRANDE ESCALA DIANTE DO PODERIO MILITAR CHINÊS

Pelo menos 17 países confirmaram a sua intenção de participar nas manobras de grande escala Milan-2018, organizadas pela Índia, comunicou em entrevista a jornalistas um representante da Marinha indiana, capitão D. K. Sharma.
De acordo com o representante indiano, cujo nome completo não pode ser divulgado de acordo com as normas do país, as manobras decorrerão de 6 a 13 de Março e delas participarão frotas da Austrália, Vietname, Indonésia, Bangladesh, Mianmar, Maurício, Nova Zelândia, Omã, Tailândia, Sri Lanka, Singapura, Tanzânia, Maldivas, Camboja, Quénia e Malásia.
"A colaboração no âmbito dos treinamentos Milan inclui a troca de opiniões e ideias quanto à manutenção de paz no espaço marítimo, bem como a intensificação da colaboração regional a fim de lutar contra acções ilícitas no mar", frisou o representante, citado pelo serviço de imprensa do exército indiano.
De acordo com ele, os treinamentos passaram os limites das manobras regionais e se converteram num "prestigioso evento internacional", no qual participam as marinhas dos países de todo o Oceano Índico. 
Vale destacar que um dos principais assuntos a discutir no âmbito das futuras manobras será a presença naval da China na região, frisou o alto funcionário.
As manobras Milan foram realizadas pela primeira vez em 1995 e, nesse ano, contaram com a participação de somente cinco países. Desde então, os treinamentos são realizados duas vezes por ano. 
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/asia_oceania/2018022610612840-india-china-tensoes-manobras-oceano-indico-influencia/