terça-feira, dezembro 12, 2017

ALEMANHA VOLTA A TREINAR FORÇAS CURDAS NO IRAQUE

O Parlamento alemão aprovou nesta Martes (12) a extensão do programa de treinamento de forças curdas no norte do Iraque até Abril de 2018.
A Alemanha também aprovou a transferência de cerca de 8,1 milhões de euros para as actividades da missão que envolverá 150 militares do país europeu. Auxilia os Curdos em tarefas como manutenção de equipamentos militares de ponta fornecidos por Berlim.
Mais de 16 mil militares curdos já foram treinados pelos Alemães desde Fevereiro de 2015, de acordo com a agência de notícias Rudaw.
Em Outubro, o treinamento chegou a ser suspenso devido à tensão envolvendo o referendo em que os Curdos votaram pela separação da região do Iraque. Entretanto, o resultado do referendo foi suspenso pelo Supremo Tribunal do Iraque e as actividades militares foram retomadas.
Durante anos, o norte do Iraque sofreu com a presença do grupo terrorista Daesh. Entretanto, o governo iraquiano anunciou que o grupo foi derrotado na região. 
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2017121210058140-alemanha-aprova-renovao-programa-treinamento-forcas-curdas-iraque/

* * *

Parece um bom sinal de que o Curdistão está a ser reconhecido como um aliado natural da Europa na região.