terça-feira, dezembro 12, 2017

CÓRSEGA - MAIS UMA NAÇÃO EUROPEIA A CAMINHO DA LIBERDADE

Os Nacionalistas ganharam a maioria no Parlamento da Córsega. Aliança de apoiantes da autonomia e independência da Córsega Pè a Corsica recebeu 56,46% dos votos nas eleições territoriais, enquanto em 2015 obtiveram maioria relativa com 35,3% dos votos.
O mais importante é que os vencedores das eleições para a Assembleia da Córsega, que é uma das colectividades territoriais de França (divisão administrativa), vão formar a entidade única de autonomia local. Querem obter a autonomia com poderes sem precedentes no domínio legislativo e de tributação nos próximos 3 anos. A questão sobre a independência poderá ser considerada nos próximos 10 anos, apesar do facto de hoje ainda não ser o momento mais actual.
O recém-eleito presidente da Assembleia da Córsega e membro do partido Corsica Libera, que se manifesta a favor da independência, Jean-Guy Talamoni comentou à Sputnik França algo sobre o desenvolvimento da situação no país: "O objectivo número um é acordar com Paris sobre o novo estatuto [para a Córsega], sobre o poder legislativo no domínio social e económico e sobre o planeamento territorial […] Para cumprir todas nossas exigências […] seria preciso mudar a Constituição", afirmou Jean-Guy Talamoni à Sputnik França.
A segunda questão importante que deve ser negociada com Paris é o estatuto da língua corsa. Os independentistas exigem para ela um estatuto oficial para não permitir o seu desaparecimento.
Outro assunto é o estatuto dos territórios corsos. Os independentistas exigem não ser privados do direito de propriedade de bens imobiliários. Além disso, eles exigem amnistia para aqueles independentistas que são procurados ou que estão presos.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2017121210054991-processo-politico-independencia-corsega/

* * *

Mais uma vez, mais outra e mais outra ainda se constata o potencial do crescimento do Nacionalismo no seio de uma comunidade étnica relativamente homogénea - quanto mais os Nacionalistas falem em discurso directo ao Povo, mais povo neles vota. Este caso concreto atrairá eventualmente uma particular simpatia da parte dos nacionalistas portugueses (?), dado que na sua bandeira figura a cabeça de um mouro, aludindo aos combates cotnra a Moirama, e que o seu idioma, bem mais próximo dos de Itália que dos de França, exibe alguns sons análogos ao Português, enquanto alguma da sua música tradicional tem as suas semelhanças com o Fado, digo eu, na entoação, e por acaso nem houve lá Árabes...
https://www.youtube.com/watch?v=UEK5ViClEMQ