terça-feira, dezembro 12, 2017

SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA ALEMÃO ALERTA PARA INFILTRAÇÃO CHINESA NOS CÍRCULOS POLÍTICOS E EMPRESARIAIS OCIDENTAIS

A agência de espionagem da China criou falsos perfis do LinkedIn para se infiltrar em esferas de influência nos círculos políticos e empresariais alemães e europeus, afirmou o escritório da Alemanha para a Protecção da Constituição (BfV), o serviço de inteligência do país.
Hans-Georg Maassen, chefe da BfV, alega que as contas falsas chinesas representaram consultores, especialistas em políticas, académicos e headhunters, e visavam 10 mil cidadãos alemães.
"Os serviços de inteligência chineses estão a usar novas estratégias de ataque no espaço digital. As redes sociais, especialmente o LinkedIn, estão a ser usadas de forma ambiciosa para recolher informações e para recrutamento", disse Maassen, citado pelo jornal Financial Times. "Estamos a lidar com uma ampla tentativa de infiltrar parlamentos, ministérios e administrações".
Os espiões chineses tentariam mitigar os dados sobre possíveis objectivos, incluindo, entre outros, parlamentares alemães e europeus, altos funcionários militares, representantes de fundações, grupos de lobby e consultorias antes de trocar ideias, opiniões e informações com os seus alvos e depois convidá-los para conferências e eventos na China continental.
"As infiltrações são difíceis de detectar, uma vez que as conexões de rede entre prestadores de serviços e seus clientes não são suspeitas", afirmou o BfV. "Isto dá ao agressor um disfarce ainda melhor do que antes".
O BfV publicou uma lista de oito desses perfis falsos para contactar usuários alemães. 'Allen Liu', um gerente de RH numa consultoria económica fictícia 'Lily Wu', que aparentemente trabalha num grupo de reflexão no leste da China. Outra conta desse tipo, creditada em 'Laeticia Chen', usou uma imagem de perfil de um catálogo de moda online, informa o site Deutsche Welle.
"Esperamos que as organizações alemãs relevantes, em particular os departamentos governamentais, possam falar e agir de forma mais responsável e não fazer coisas que não sejam benéficas para o desenvolvimento das relações bilaterais", disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Lu Kang. O ministério acrescentou que tais alegações eram "completamente infundadas" e que o BfV estava "a perseguir o vento e a agarrar sombras", de acordo com o Financial Times.
Os serviços de inteligência ocidentais estão cada vez mais preocupados com as incursões de hackers chineses. Em Outubro, o Serviço de Informações de Segurança (SIS) da República Checa advertiu que os hackers chineses cooptaram redes de informação para promover os interesses chineses e suprimir a disseminação de informações sobre abusos no Tibete.
Em Julho, o BfV alegou que os esforços de espionagem estrangeiros estavam a custar anualmente à economia alemã biliões de euros. A CIA também advertiu as tentativas dos serviços de segurança chineses de recrutar cidadãos dos EUA.
"Poderia haver um grande número de indivíduos alvo e perfis falsos que ainda não foram identificados", disse um porta-voz da BfV, citado pela Agência Reuters.
Vários dos perfis analisados ​​como parte de um estudo de nove meses sobre operações de espionagem com base em médias chineses da Reuters também encontraram conexões com altos diplomatas e políticos de vários outros países europeus.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2017121110049751-china-espionagem-parlamentos-europeus/

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

não entendo qual o interesse da china no oeste geralmente uma potencia se expande pra acrescentar algo o que eles tem a acrescentar?despotismo?

12 de dezembro de 2017 às 10:08:00 WET  
Blogger Afonso de Portugal said...

Ai, agora é que eles alertam? Enfim...

12 de dezembro de 2017 às 11:26:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home