quarta-feira, novembro 22, 2017

VÍDEO MOSTRA FUGA DE SOLDADO NORTE-COREANO PARA A COREIA DO SUL

O Comando das Nações Unidas divulgou um vídeo que mostra a deserção do soldado norte-coreano que, no passado dia 13, cruzou a fronteira para a Coreia do Sul enquanto era baleado pelos colegas.
As imagens foram capturadas pelas câmaras de segurança da parte sul da fronteira e mostram como o soldado chega num todo-terreno até escassos metros da linha de demarcação que divide a península e corre depois para essa direcção sob os disparos de quatro colegas militares, a muito curta distância.
O militar, que foi baleado pelo menos cinco vezes, recuperou a consciência na Martes depois de ter sido submetido a duas operações num hospital na Coreia do Sul.
O homem tentou aparentemente cruzar no todo-terreno a linha de demarcação, que divide em duas a zona desmilitarizada, onde teve lugar o raro incidente e o único ponto em que os soldados das duas Coreias se encontram 'frente-a-frente'.
Segundo as imagens agora divulgadas pelo Comando das Nações Unidas (UNC, na sigla em inglês), liderado pelos Estados Unidos, que vigia o armistício da guerra da Coreia, o todo-terreno ficou preso numa vala a poucos metros da linha de demarcação e esse ruído alertou vários soldados norte-coreanos estacionados nas imediações que correram na direcção do veículo.
O militar desceu então do jipe e atravessou a fronteira a correr, enquanto quatro soldados se aproximaram e começaram a disparar a apenas umas dezenas de metros de distância.
Um dos soldados norte-coreanos chegou mesmo a atravessar a linha durante escassos segundos, o que a par com os tiros - que foram efectuados em direcção ao Sul - constituiu, segundo o UNC, uma violação do cessar-fogo que colocou termo à Guerra da Coreia (1950-53).
Outras imagens capturadas por uma câmara térmica mostraram o resgate posterior do soldado por três militares sul-coreanos que o arrastaram pelo chão para evitar que fosse novamente baleado, levando-o depois para lugar seguro até ser transportado para o hospital.
Hoje, em conferência de imprensa, o cirurgião que liderou as operações a que o soldado desertor foi submetido afirmou que o paciente se encontra estável e consciente.
O militar, que terá entre 20 e 30 anos, vai permanecer na unidade de cuidados intensivos nos próximos dias até que haja garantias de que não sofrerá mais infecções.
Durante as intervenções cirúrgicas, foram encontradas várias lombrigas intestinais no corpo do soldado que contribuíram para infectar os órgãos afectados pelos tiros.
O soldado mostrou, além disso, sintomas de "stress psicológico severo e depressão" após o incidente, segundo o médico.
Não são comuns os disparos contra desertores da Coreia do Norte que tentam a fuga através da Linha de Panmunjom.
Cerca de trinta mil soldados da Coreia do Norte desertaram para a Coreia do Sul desde o final da guerra, mas a maior parte usou rotas de fuga através da China.
*
Fonte: http://visao.sapo.pt/actualidade/mundo/2017-11-22-Video-mostra-desercao-de-soldado-norte-coreano

* * *

Imagens bonitas, sem dúvida... uma corrida para a liberdade que nem sequer é uma traição, dado que a Coreia constitui uma só Nação de norte a sul e apenas o totalitarismo comunista impede que os seus autóctones possam deslocar-se ao longo da dita. Uma fronteira nacional, étnica, é uma verdadeira fronteira - uma fronteira meramente política ditada por um poder autocrático e totalitário que viola uma comunidade nacional, não.