quarta-feira, novembro 22, 2017

EUA SUSPENDEM NOVAMENTE LIBERALIZAÇÃO DA IMPORTAÇÃO DE PRESAS DE ELEFANTE

Presidente dos EUA suspende liberalização da importação de presas de elefante que acabara de autorizar nesse mesmo dia Não é a primeira cambalhota política de Donald Trump e provavelmente não será a última. Ontem, 17/11, fora publicado um decreto autorizando que presas de elefante e outros troféus de caça pudessem voltar a ser importadas do Zimbabwe para os Estados Unidos. O diploma revogava legislação do tempo de Barack Obama que proibia este tipo de comércio em nome da protecção das espécies ameaçadas.
Os protestos não se fizerem esperar, vindos quer de organizações de defesa do ambiente, quer do próprio partido republicano, até porque o anúncio do levantamento da proibição fora feito por organizações que defendem a caça grossa, como a Fundação Safari Club International ou a National Rifle Association (defensora do porte livre de armas de fogo) e não pelo serviço público que tutela o sector, o U.S. Fish and Wildlife Service (USFWS).
Em particular o presidente do comité de Negócios Estrangeiros da Câmara de Representantes, o republicano Ed Royce, reagiu dizendo que um dos critérios para autorizar este tipo de importações é o bom funcionamento do sistema de governo local e neste momento o Zimbabwe está a braços com um golpe de estado orquestrado para afastar o presidente Robert Mugabe. A cronista conservadora da Fox News Laura Ingraham também pôs em causa a decisão, exprimindo receios de que daqui resultasse uma subida em flecha da caça furtiva.
Ao final do dia Donald Trump anunciou que decidira suspender a medida que autorizara de manhã. O número de elefantes africanos que chegara a ultrapassar o milhão nos anos 70 caiu para menos de metade devido à caça furtiva, motivada em larga medida pelo tráfico de troféus como as presas de marfim. O elefante é, ironicamente, o símbolo do partido republicano. Uma das imagens que encheu a internet a propósito deste caso é uma foto de Donald Trump Jr., amante da caça grossa, junto a um elefante abatido. Será premonitório?
*
Fonte: http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-11-18-Trump-recua-no-caso-dos-elefantes

* * *

Bom sinal - a persistência da militância dá frutos, o lóbi dos caçadores, muito forte nos EUA por estar fortemente entrincheirado no campo da Direita conservadora formalmente no poder, devido sobretudo à sua ligação ao grande lóbi das armas e não só,  não teve no entanto força suficiente para manter a sua hórrida negociata...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O que dizes disto, Caturo?

https://www.thesun.co.uk/news/4902007/syrian-man-rapes-pony-germany-petting-zoo/

22 de novembro de 2017 às 19:37:00 WET  
Blogger Caturo said...

É mais um testemunho a mostrar o que é a iminvasão vinda do oriente muçulmano...

23 de novembro de 2017 às 04:21:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home