segunda-feira, julho 24, 2017

VARDAVAR EM GARNI - CELEBRAÇÃO RELIGIOSA NA ARMÉNIA EM HONRA DE DEUSA ANCESTRAL


Celebração da Vardavar ou Festival da Água, antiga tradição arménia de origem pagã; a sua origem estará em honrar Astghik, Deusa das Águas, da Beleza, do Amor e da Fertilidade, espécie de Vénus da Arménia.
De acordo com as tradições, Astghik distribuiu rosas e água de rosas transportando o amor por toda a terra arménia; o Seu amado Vahagn, Deus da Força, protegeu e preservou esse amor. A designação «Vardavar» vem de «vard», que significa «rosa».
Nesta celebração, as pessoas atiram água umas às outras; considera-se que esta água é curativa e toda a gente deve receber pelo menos algumas gotas de água durante este festival. Atirar água a alguém neste festival é desejar-lhe amor, felicidade, boa sorte e saúde. Também faz parte da tradição o acto de soltar pombas, o que recorda a consagração da pomba a Afrodite e a Vénus na tradição greco-romana. 
Actualmente, os pagãos arménios celebram o Vardavar no templo de Garni. Durante a celebração, os sacerdotes pagãos colocam facas sacrificiais no fogo, bem como pétalas de rosa em vasos de cerâmica cheios de água, antes de lerem em voz alta do Ukhtagir, colecção de histórias folclóricas pré-cristãs e lendas que imortalizam os Deuses da Arménia.




1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isto está bonito, está, Caturo.

https://www.publico.pt/2017/07/23/local/noticia/a-caminhada-inesperada-de-um-caboverdiano-ate-a-camara-da-amadora-1779891

25 de julho de 2017 às 00:23:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home