segunda-feira, julho 24, 2017

CATALUNHA IRÁ REALIZAR REFERENDO MESMO SEM AUTORIZAÇÃO DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL DE ESPANHA

A Catalunha irá realizar um referendo sobre a sua independência no dia 1 de Outubro, não importa a posição do Tribunal Constitucional espanhol, afirmou o presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, em entrevista ao jornal Le Figaro nesta Lues (24).
"Não iremos abandonar a ideia do referendo, mesmo que o Tribunal Constitucional o proíba. Nenhuma suspensão ou ameaça pode impedir que os Catalães determinem o seu futuro de forma democrática", disse Puigdemont.
O presidente da região autónoma observou que, se a maioria dos cidadãos votar pela separação da Espanha, a independência seria proclamada dentro de 48 horas após o anúncio dos resultados finais. A plena implementação do processo exigiria eleições e referendos sobre a Constituição.
Um projecto de legislação para a região foi enviado ao parlamento catalão no início de Julho.
Ao mesmo tempo, o Tribunal Constitucional de Espanha, a mais alta instância do Judiciário do país europeu, classificou os itens do orçamento da região autónoma que alocam fundos para o referendo como inconstitucionais e determinou a sua suspensão. Os artigos foram aprovados pelo parlamento catalão no final de Março.
Em Novembro de 2014, 80% dos Catalães votaram pela separação da região da Espanha num plebiscito não vinculante. Entretanto, a independência foi posteriormente declarada inconstitucional por Madrid.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/201707248944906-catalunha-referendo-Puigdemont-judiciario-independencia/

* * *

Mais um bom sinal do avanço do Nacionalismo na Catalunha, mais um exemplo de como a pulsão da estirpe acaba por vir sempre ao de cima, por portas e travessas, de uma maneira ou doutra.