domingo, julho 09, 2017

ERDOGAN DIZ QUE OS CURDOS IRAQUIANOS QUE QUEREM REALIZAR UM REFERENDO DE INDEPENDÊNCIA VÃO-SE ARREPENDER

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, criticou a decisão das autoridades do Curdistão iraquiano de realizar um referendo de independência na região, afirmando que o Povo Curdo vai se arrepender disso.
A consulta popular no Curdistão está marcada para o mês de Setembro. Se aprovada pela população, a proposta pode levar à criação do primeiro Estado curdo do mundo. O receio de Erdogan é que isso fortaleça o poder de reivindicação dos curdos em outros países, como a Turquia, que abriga a maior parte da população curda.
Actualmente, tropas turcas mantêm operações militares contra forças curdas tanto no território da Turquia quanto no Iraque e na Síria, onde os combatentes curdos, principais rivais do grupo terrorista Daesh em terra, vêm ganhando força por conta de suas vitórias e do apoio dos Estados Unidos.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/mundo/201707058799485-referendo-independencia-curdistao/

* * *

De um lado, uma potência regional islamista asiática  - do outro, um Povo parente dos Europeus que quer ser livre. Nem a prometida integração da Turquia na União Europeia nem tampouco a sua permanência na OTAN convêm aos mais legítimos interesses europeus.