quarta-feira, julho 05, 2017

SEGURANÇA DAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS FEITAS POR... PRIVADOS

A “ausência de recursos próprios” levou a que as Forças Armadas Portuguesas recorressem à contratação de empresas de segurança privadas, noticia o Público desta quarta-feira. Por exemplo, em maio de 2013, o Estado Maior-General das Forças Armadas pagou à firma 2045 mais de 53 mil euros.
Os militares justificaram os ajustes directos com empresas de vigilância privadas devido à escassez de recursos. Questionado pelo diário, o Ministério da Defesa assegurou que a “contratação de empresas de segurança privada é um assunto da esfera de competências dos chefes dos ramos das Forças Armadas”, sendo que uma fonte do mesmo gabinete diz que não há empresas privadas deste ramo a prestar serviço em Tancos.
As contas apresentadas pelo matutino dão conta de que, no ano passado, o Exército gastou 177.615 euros em serviços de segurança privada, o Instituto de Acção Social das Forças Armadas desembolsou, em 2014, um montante superior, equivalente a 200 mil euros e a Direcção-Geral de Armamento e Infraestruturas de Defesa pagou ao Grupo 8 aproximadamente 454 mil euros por tarefas de segurança.
Os serviços aos militares, no âmbito de um acordo entre o Estado e as empresas, envolvem a Securitas, a Ronsegur, a Esegur, a Strong e a 2045.
*
Fonte: http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/ausencia-de-recursos-proprios-leva-forcas-armadas-a-recorrer-a-empresas-de-seguranca-privadas-179950


* * *

Quanto há segurança das próprias Forças Armadas de um Estado soberano a ser feita por empresas privadas, está-se já no campo da privatização selvagem levada ao cúmulo do ridículo - e um ridículo particularmente perigoso, como agora se constata...