quarta-feira, julho 05, 2017

CARTA PÚBLICA CONTRA A DEMONSTRAÇÃO DE CAÇA AO COELHO COM COELHO VIVO

Alerta de acção. Participe!
POR FAVOR ESCREVA AO PRESIDENTE DA CÂMARA DE TAVIRA PEDINDO-LHE QUE NÃO AUTORIZE “Demonstração de caça ao coelho com cachorros (com coelho vivo)”
Está anunciada para os próximos dias 7, 8 e 9 de Julho a 22.ª Feira de Caça, Pesca e Mundo Rural, cujas entidades organizadoras são a Federação de Caçadores do Algarve e o Município de Tavira. O evento é patrocinado pelo Turismo de Portugal - Algarve e Tavira Verde (Empresa Municipal de Ambiente, E.M.)
Naturalmente que a ANIMAL se opõe a tudo o que terá lugar neste evento, contudo, do ponto de vista legal, pouco podemos fazer a não ser reclamar e lamentar que, em 2017, estas coisas ainda existam (iremos ainda fazer algumas exposições às entidades competentes). Contudo, há um episódio que tentaremos impedir e que é “Demonstração de caça ao coelho com cachorros (com coelho vivo)”. Parece-nos especialmente bizarro que se vá fazer a demonstração de uma perseguição e morte de um animal, num local público, com a chancela do Município de Tavira. Acresce a isto o facto de serem sortearem armas, imagine-se!

Por favor, envie a mensagem sugerida abaixo – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir – ao Presidente da Câmara Municipal de Tavira e ao Vereador do respectivo Pelouro, pedindo-lhe para, pelo menos, não permitir tal demonstração de violência.
POR FAVOR ENVIE A SUA MENSAGEM PARA: jorge.botelho@cm-tavira.pt ; jguerreiro@cm-tavira.pt
COM CONHECIMENTO (CC) A: info@animal.org.pt
Mensagem Sugerida
Exmo. Senhor Dr. Jorge Botelho,
Digníssimo Presidente da Câmara Municipal de Tavira,
Excelência,
Foi com surpresa que tomei conhecimento de que está prevista para acontecer em Tavira, nos próximos dias 7, 8 e 9 de Julho, a 22.ª Feira de Caça, Pesca e Mundo Rural, co-organizada pelo Município de Tavira. Parece-me lamentável que um município como Tavira se ligue a uma prática anacrónica e cada vez mais contestada, nomeadamente pela comunidade estrangeira que visita o Algarve, mas, mais lamentável me parece que este evento inclua – ao vivo - uma demonstração de caça a um coelho. É um evento chocante, feito num local público, onde estarão seguramente (e infelizmente) menores e que apenas serve para lhes diminuir sentimentos e capacidades como a empatia e/ou a compaixão.
Como se tudo isto já não bastasse, soube também que vão sortear uma carabina, ou, em alternativa uma arma de marca Diana. Vivemos num mundo de violência, em que a utilização de armas é um grave problema, e, um organismo como uma Câmara Municipal fomenta a oferta de “máquinas de matar”?!? Não consigo compreender como pode algo assim suceder em 2017 e ter o aval de V. Exa., que, além do mais, discursará no evento.
Enquanto Tavira mantiver esta ligação estreita com uma indústria como a da caça (e outras similares), não terei qualquer interesse em visitar o concelho e contribuir para a sua economia e aconselharei todos os meus familiares e amigos para que façam o mesmo. Este tipo de relação não me parece eticamente aceitável. Uma autarquia, na pessoa do seu autarca, deve ter um papel pedagógico para com a sua população e os seus visitantes, deve fomentar uma cultura de respeito pela vida, pela natureza, em vez de ceder a lobbies e indústrias que apenas lucram com a morte e o sofrimento sob a capa de conservação. Felizmente, cada vez são menos as pessoas que caem nesse engodo e que percebem que não se conserva, matando.
Esperando que, pelo menos, V. Exa. impeça a demonstração de morte ao vivo de um animal no evento do próximo fim-de-semana, já que é o mínimo que lhe cabe fazer, e que, caso seja reeleito a 1 de Outubro, se afaste deste tipo de relação, despeço-me,
Com os melhores cumprimentos,
Muito respeitosamente,
Nome:
Cidade:
E-mail:

*

Fonte: https://www.facebook.com/ONGANIMAL/photos/a.456062717953.248692.153439512953/10155423749532954/?type=3&theater

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Um Nacionalista que ama pedras, paus e pretence ao PAN? Fonix...

6 de julho de 2017 às 05:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Você quer se faça a caça a um coelho morto?

E por acaso você é contra as armas, também?

Você já começou também a comer apenas vegetais e dar o rabo?

7 de julho de 2017 às 22:27:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Dar o rabo? Quando comes vegetais dás o rabo? Ou nunca os comeste?...

Não quero que se faça caça a coelhos, simplesmente - muito menos que se use um coelho como um objecto para um espectáculo que nem caça é.

De resto, o que tem ser contra as armas com ser contra a caça? Parece que não sabes, mas eu explico-te: as armas não servem só para matar animais, também servem para matar pessoas, sobretudo as que ponham em risco a boa ordem geral, tanto as pessoas de fora como as de dentro da sociedade que gostem demasiado de andar aos tiros e por isso possam precisem de ser eliminadas.

8 de julho de 2017 às 03:51:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home