sábado, junho 03, 2017

FILME «MULHER-MARAVILHA» NÃO SERÁ VISTO NO LÍBANO PORQUE A ACTRIZ PRINCIPAL É JUDIA


Primeiro foi um pedido de boicote, agora é oficial: o filme "Mulher-Maravilha" foi banido dos cinemas do Líbano pouco antes da estreia.
A confirmação foi feita nas redes sociais quarta-feira à tarde por um dos exibidores naquele país.
Uma fonte da Segurança Geral disse agência AFP que o Ministério do Interior "decidiu proibir a exibição desse filme com base na recomendação do gabinete de boicote a Israel dentro da Liga Árabe", da qual o Líbano faz parte.
A decisão era esperada após um apelo do ministro da Economia à agência de segurança e também do grupo "Campaign to Boycott Supporters of Israel-Lebanon" [Campanha para boicotar apoiantes de Israel-Líbano], porque a atriz protagonista, Gal Gadot, é israelita e cumpriu o serviço militar no exército do seu país, cuja acção apoia nas redes sociais. Tecnicamente, os países ainda estão em guerra.
O filme será exibido noutros países árabes como Tunísia, Emirados Árabes Unidos, Argélia e Egipto.
Gal Gador entrou nos filmes da saga "Velocidade Furiosa", que não foram banidos no Líbano, onde existe uma lei com décadas que boicota produtos de Israel e impede os cidadãos de viajar desse país ou ter contactos com israelitas.
"Mulher-Maravilha", ainda com Chris Pine, Robin Wright, Danny Huston, David Thewlis e Connie Nielsen, estreia esta semana em Portugal.
*
Fonte: http://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-cinema/artigos/e-oficial-mulher-maravilha-proibido-nos-cinemas-do-libano

* * *

É curioso que não se oiçam da parte dos mais gritadores contra a xenofobia quaisquer críticas contra tal forma de radicalismo anti-sionista num país alegadamente moderado como o Líbano...