sexta-feira, maio 26, 2017

ÍNDIA PODE JÁ SER O PAÍS MAIS POPULOSO DO MUNDO

A Índia pode já ter superado a China como o país mais populoso do mundo. Entretanto, estas conclusões provocam dúvidas entre os demógrafos.
O académico da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), Yi Fuxian, disse na segunda-feira (22) numa conferência em Pequim que está convencido de que, nos últimos 26 anos, os órgãos de estatística chineses têm sobrestimado a população em cerca de 90 milhões, nomeadamente através do aumento artificial das taxas de fertilidade. 
Numa entrevista para o jornal britânico The Guardian, o académico comentou que o número real da população da China é de cerca de 1,29 mil milhões de pessoas, "mas o governo anuncia que são 1,38 mil milhões". Enquanto isso, a população da Índia é actualmente estimada em cerca de 1,32 mil milhões de pessoas, o que, de acordo com Fuxian, a torna o país mais populoso do mundo. 
O cientista também afirmou que as suas descobertas mostraram que Pequim, que em 2015 abandonou a sua famosa política de filho único para permitir que os seus cidadãos tivessem dois filhos, deve remover imediatamente essas medidas de controle para suavizar o impacto da crise de envelhecimento.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/sociedade/201705258474187-china-nacao-mais-populosa/

* * *

Índia, aliada natural do Ocidente não apenas diante do Islão mas também, a mais longo prazo, da China.