sexta-feira, abril 07, 2017

RÚSSIA ALERTA PARA POSSIBILIDADE DE O CALIFADO USAR A AMÉRICA LATINA COMO LOCAL DE PASSAGEM

Os jihadistas do Daesh (auto-denominado Estado Islâmico, proibido na Rússia) poderiam usar no futuro os países da América Latina e do Caribe como um território de trânsito, alertou o director adjunto do Departamento de Novos Desafios e Ameaças do Ministério das Relações Exteriores russo, Dmitri Feoktístov.
"Estados que ainda não tenham sido confrontados com a ameaça directa do Daesh, incluindo a América Latina e o Caribe, poderiam tornar-se no futuro numa área de trânsito de um regime de rotas", disse Feoktistov num discurso à Organização dos Estados Americanos (OEA).
Feoktistov exortou os seus parceiros na região a "estar em alerta para quaisquer tentativas do Daesh de se apoderar dos seus sistemas financeiros ou outras infra-estruturas importantes".
"O Daesh é actualmente, uma das principais ameaças à segurança internacional. Nos últimos três anos, os terroristas conseguiram conquistar território considerável no Iraque e na Síria, parte deles já libertados. 
Contra o grupo terrorista lutam as tropas do governo sírio apoiados por Forças Aeroespaciais Russas, o exército iraquiano, a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos e os combatentes xiitas e curdos iranianos e libaneses.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/americas/201704068085612-russia-america-latina-daesh/

* * *

E se for só local de passagem e não também de recrutamento, já é muita sorte, que o terceiro-mundo oferece um elevado potencial para a radicalização ideológica...