sábado, abril 22, 2017

NA ALEMANHA - PARTIDO NACIONALISTA RADICALIZA-SE

O partido populista alemão AfD tenta ultrapassar uma crise existencial por entre uma vaga de protestos em Colónia.
Milhares de pessoas manifestaram-se contra o congresso da formação, sob palavras de ordem contra o Fascismo e o Nazismo, durante uma marcha marcada por confrontos com os mais de 4 mil polícias destacados para a cidade.
Pelo menos dois agentes ficaram feridos e um carro da polícia foi incendiado durante o protesto, convocado por mais de 70 associações cívicas e movimentos de Esquerda.
No interior do congresso do partido Alternativa para a Alemanha (AfD na sigla em alemão), a formação tenta encontrar um novo líder e uma nova estratégia para as eleições legislativas de Setembro.
Segundo Frauke Pety, a actual co-líder do partido: “Por mais que tenhamos conseguido dar esperança a milhões de eleitores alemães, mesmo que não tenhamos conseguido obter uma maioria nas urnas. Esperança na democracia e na mudança espiritual e moral da nossa pátria e por isso temos uma responsabilidade importante neste processo”.
Pety tinha rejeitado manter-se na liderança da formação, para as eleições de Setembro, depois de ter tentado, sem sucesso, demarcar-se das posições dos militantes mais próximos da Extrema-Direita.
A formação, divida e em queda nas sondagens, rejeitou igualmente a possibilidade de alianças pós-eleitorais com outros partidos para poder eventualmente forjar coligações.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2017/04/22/protestos-em-colonia-agudizam-crise-existencial-do-partido-populista-afd

* * *

É bom sinal haver tanto anti-racistame a protestar contra a simples existência de um partido... sinal de que sentem o chão «debaixo dos pés» a tremer, porque vem aí o «Racismo!!!!!!» político...
É também bom sinal que a AfD não se deixe amenizar e que recuse a possibilidade de coligações com outras forças partidárias, pelo menos para já.