segunda-feira, abril 17, 2017

FORÇAS SÍRIAS LIBERTAM DEZENAS DE IAZIDIS CAPTURADAS PELO CALIFADO

As Forças Democráticas Sírias libertaram 138 Yazidi, incluindo 64 crianças Yazidi e 70 mulheres Yazidi capturadas pelo Daesh em Agosto de 2014 durante um ataque a Sinjar, uma cidade iraquiana no Curdistão iraquiano, de acordo com Cihan Shex Ehmed, secretária de imprensa do comando da operação a cargo do batalhão feminino YPJ das Unidades de Protecção do Povo Curdo (YRG).
"De acordo com as nossas informações, o Daesh ainda tem um grande número de famílias Yazidi, crianças e mulheres cativas em Raqqa. O nosso objectivo é libertar todos os prisioneiros dos terroristas. As operações para resgatá-los ainda estão a acontecer", disse ela à Sputnik Turquia.
As operações fazem parte da campanha "Ira do Eufrates", apoiada pelos EUA e pelas Forças Democráticas da Síria para libertar as cidades sírias e iraquianas dos militantes jihadistas. Lançada em Novembro de 2016 na província síria de Raqqa, a campanha tenta livrar Deir ez-Zor e Tabqa na Síria e as cidades iraquianas de Mossul e Tal Afar dos terroristas.
Até ao momento, as Forças sírias já libertaram 2.900 Yazidi, incluindo 953 mulheres, 684 crianças e 757 jovens senhoras. As Unidades de Protecção do Povo Curdo (YRG) continuam as suas operações com as Unidades Peshmergas do Curdistão iraquiano, ajudando-as perto de Mossul.
No ano passado, a Comissão Internacional Independente de Inquérito sobre a Síria, vinculada ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, divulgou um relatório em que classificava a perseguição aos yazidi como "genocídio".
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201704178173709-siria-yazidi-operacao-daesh/

* * *

Valha o poderio russo a favor do regime laico de Bashar al-Assad...