segunda-feira, março 20, 2017

PRESIDENTE DA BIELORRÚSSIA EXIGE QUE OTAN POSSA ASSISTIR AOS EXERCÍCIOS MILITARES CONJUNTOS DE BIELORRUSSOS E RUSSOS

O presidente da Bielorrússia, Aleksandr Lukoshenko, declarou que os treinos militares conjuntos da Bielorrússia e Rússia, que serão realizados no quarto trimestre no território bielorrusso, devem ser acessíveis aos observadores de organizações internacionais, incluindo os da OTAN.
"O evento é completamente transparente e exijo que todos os senhores cumpram a transparência deste evento que será realizado no território do nosso país e que todos os eventos sejam acessíveis não somente aos nossos amigos da Organização do Tratado de Segurança Colectiva (OTSC), União Económica Eurasiática (UEE), Comunidade dos Estados Independentes (CEI), mas também para representantes do bloco Atlântico Norte — OTAN", declarou Lukoshenko.
"Não estamos a esconder nada e não devemos esconder. Se representantes da OTAN quiserem observar os nossos exercícios militares, sejam bem-vindos. Além disso, já estou a receber tal informação e tais sinais por parte deles", afirmou o presidente da Bielorrússia.
Segundo as palavras do líder bielorrusso, "não nos fechamos para ninguém". Sublinhou que todos os que querem serão convidados aos treinamentos militares para que fique claro que há apenas um carácter — defesa.
"Nem nós, nem a Federação da Rússia planeamos realizar qualquer ofensiva nessa direcção, não estamos a planear provocar ninguém aqui. Somente estamos a preparar-nos para assegurar a nossa própria segurança em qualquer situação", explicou.
O presidente da Bielorrússia ordenou ao comando do Ministério da Defesa do país que elaborasse as questões de interacção entre órgãos governamentais e locais sobre todos os aspectos dos treinamentos.
Lukoshenko acrescentou que a visita à Bielorrússia deve deixar na memória dos militares russos "só emoções positivas".
"São as nossas pessoas. Devemos garantir a nossa defesa e segurança juntos", concluiu.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/russia/201703207933853-bielorrussia-otan-russia-exercicios-militares/

* * *

Nem tudo o que é aliado da Rússia é garantidamente hostil à Europa Ocidental...