terça-feira, janeiro 17, 2017

PRIMEIRA-MINISTRA ESCOCESA INSISTE NA POSSIBILIDADE DA INDEPENDÊNCIA DA SUA NAÇÃO

A Escócia deve poder-se auto-determinar, se o governo da Grã-Bretanha optar por uma saída brusca e sem compromissos da UE, disse nesta terça-feira a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon.
Ao contrário da Grã-Bretanha como um todo, a Escócia, no referendo de 23 de Junho do ano passado, votou pela permanência do país na União Europeia. Desde então, o país manifestou-se em todas as ocasiões possíveis pela manutenção dos laços económicos com o bloco regional.
A primeira-ministra britânica, Theresa May, realizou um longo discurso sobre o Brexit, no qual anunciou que além da União Europeia, a Grã-Bretanha também estará a deixar a Comunidade Económica Europeia e a União Aduaneira da UE. "A Escócia deve ter a possibilidade de determinar o seu futuro, já que todos os compromissos estão a ser rompidos", destacou Sturgeon, ao comentar as declarações de May. Ela afirmou que a Escócia não pode ser arrastada, contra a própria vontade, para fora do mercado comum e disse que estudará todas as opções possíveis a serem empreendidas pelo seu país.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/201701177449318-Sturgeon-Escocia-Brexit-May/

* * *

De uma maneira ou doutra, o caminho para a Europa das Nações continua a ser percorrido - saúde-se uma Escócia independente, percebendo-se que ao fim ao cabo a União Europeia até tem as suas vantagens...