segunda-feira, janeiro 09, 2017

PRESIDENTE CHECO RECUSOU ENTRADA DE IMIGRANTES MUÇULMANOS EM MENSAGEM NATALÍCIA...

Vem com mais de uma semana de atraso mas continua actual:

Milos Zeman reiterou na sua mensagem de Natal hoje [26 de Dezembro de 2016] difundida a sua recusa em acolher "migrantes muçulmanos" na República Checa e acusou a liderança da UE de "impotência e burocracia".
"Acolher migrantes muçulmanos, difíceis de integrar no nosso território, significaria criar um caldo de cultura [susceptível de provocar] eventuais ataques terroristas", afirmou Zeman na sua mensagem difundida por diversas cadeias televisivas.
"Hoje quase ninguém duvida de uma ligação entre a vaga migratória e os ataques terroristas", acrescentou Zeman, eleito para a chefia do Estado no início de 2013.
"Por esse motivo oponho-me à ideia pela qual seria bom acolher nos próximos dois anos no nosso território cerca de 6.200 migrantes através de uma designada base voluntária, que é quase o mesmo que quotas obrigatórias", acrescentou.
Zeman pronunciou-se antes por uma "ajuda aos migrantes no seu país de origem ou em países vizinhos", e ainda por um apoio à Itália e Grécia, países "que enfrentam a vaga migratória".
Na sua mensagem natalícia, o chefe de Estado checo também não deixou de fustigar a "actual direcção da União Europeia [UE] ", nomeadamente sobre a saída do Reino Unido da UE.
"A maior parte da responsabilidade [do Brexit] incumbe à actual direcção da UE que é absolutamente impotente e burocrática, que está na origem do afastamento dos cidadãos das instituições da UE e que inclusive é incapaz de garantir uma tarefa fundamental, que é a sua, a protecção da fronteira exterior da UE", assinalou ainda o Presidente checo.
*
Fonte: http://www.dn.pt/mundo/interior/presidente-checo-reitera-recusa-em-acolher-migrantes-muculmanos-5572471.html   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)