segunda-feira, janeiro 09, 2017

ATIRADOR DA FLÓRIDA TINHA NOME ISLÂMICO NO MYSPACE TRÊS ANOS ANTES DE IR PARA O IRAQUE...

Pelo menos cinco pessoas morreram e outras oito ficaram feridas durante um tiroteio no aeroporto Internacional Fort Lauderdale-Hollywood, no estado da Florida, nos Estados Unidos. O atirador, que foi detido pela polícia sem apresentar resistência, ao que tudo indica, levou a arma utilizada no ataque na bagagem que verificada nos postos de segurança do aeroporto. O suspeito, de 26 anos, serviu no exército no Iraque e esteve no Alasca em tratamento psiquiátrico. Dizia que ouvia vozes que o obrigavam a ver vídeos do auto-proclamado Estado Islâmico.
Esteban Santiago desembarcou de um voo vindo do Canada. Retirou a arma da mala e carregou-a numa casa de banho. Quando saiu, disparou indiscriminadamente.
O governador da Flórida apresentou as condolências às famílias das vítimas e expressou todo o apoio aos que ainda estão a lutar pela vida. Rick Scott disse ainda que falou com o Donald Trump, que lhe garantiu o apoio do governo federal.
Este foi o segundo tiroteio com estas características que ocorreu na Flórida nos últimos seis meses. Em Junho, 49 pessoas foram mortas num ataque a uma discoteca em Orlando.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2017/01/07/autor-do-tiroteio-na-florida-serviu-no-exercito-no-iraque-e-dizia-ouvir-vozes

* * *

Deve acrescentar-se que três anos antes de ir combater no Iraque já o fulano se tinha registado no MySpace (rede social) sob o nome de Aashiq Hammad e gravou aí música «islâmica» (embora o Islão mais puro e radical seja contrário à música, eventualmente o porto-riquenho ainda não sabia disso na altura), o que torna bem menos credível a historieta contada nos mé(r)dia a qual dá a entender que o indivíduo ficou simplesmente «perturbado» depois da experiência de guerra no Médio Oriente...