domingo, dezembro 18, 2016

EXERCÍCIOS MILITARES RUSSO-INDIANOS

As manobras navais conjuntas da Índia e Rússia, Indra Navy-2016, contribuirão para fortalecimento da amizade entre os dois países e da cooperação na área de segurança marítima.
O anúncio foi dado pelo Ministério da Defesa da Índia. Segundo o comunicado ministerial, "os exercícios Indra Navy-2016 ajudarão a aumentar o nível de confiança mútua e interacção, permitindo também a troca de melhores práticas entre as Marinhas dos dois países". De acordo com a entidade, das manobras participarão o destróier Ranvir, a fragata Satpura, o pequeno navio anti-submarino Kamorta, um submarino, aviões de patrulha P8I, Dornier, caças Hawk e helicópteros. A parte russa entrará com o grande navio anti-submarino Admiral Tributs e o navio-tanque Boris Butoma.
Os exercícios que vão decorrer entre 14 e 21 de Dezembro de 2016, serão compostos por duas fases – etapa costeira e etapa naval (no Golfo de Bengala).
Durante as manobras, os militares repelirão ataques aéreos simulados, praticarão tiros contra alvos aéreos e navais, entre várias outras acções. Os exercícios serão chefiados pela Índia. Os primeiros exercícios navais entre a Rússia e a Índia foram realizados em Maio de 2003 e passaram a chamar-se Indra em 2005. Posteriormente, manobras entre os navios dos dois países foram realizadas em 2007, 2014 e 2015.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/defesa/201612137151754-india-russia-exercicios-navais-amizade/

* * *

Bom nome para operações deste género... Indra, Deus do Trovão e da Guerra ariano da Índia, tem um exacto equivalente no maior Deus dos Eslavos, Perun... Acções destas são em princípio úteis ao Ocidente, ainda que de modo indirecto, no sentido em que aproximam dois dos maiores potentados da raça branca diante de potenciais ameaças comuns não apenas à Rússia e à Índia mas também à Europa Ocidental, tais como o Islão e a China.