sexta-feira, dezembro 09, 2016

AMEAÇA TERRORISTA MUÇULMANA SEM PRECEDENTES PENDE SOBRE O REINO UNIDO

O Reino Unido enfrenta uma ameaça terrorista “sem precedentes” que não diminuirá até ao final da guerra civil na Síria, alertou esta quinta-feira Alex Younger, o director da agência de inteligência britânica no exterior, MI6.
Younger revelou que as autoridades britânicas frustraram 12 planos de ataques desde Junho de 2013, advertindo que o grupo terrorista Daesh planeia ataques a partir da Síria, apesar das derrotas militares sofridas recentemente.
“O nível desta ameaça é sem precedentes. Os serviços secretos e os serviços de segurança britânicos frustraram 12 planos de ataques no Reino Unido desde Junho de 2013. O MI5 e a polícia continuam a conduzir centenas de investigações contra aqueles que planeiam ou apoiam crimes terroristas contra os nossos cidadãos”, disse Alex Younger.
Nestas primeiras declarações públicas desde que tomou posse em 2014, o director dos serviços secretos britânicos criticou o presidente russo, Vladimir Putin, por apoiar o regime sírio de Bashar al-Assad.
Alex Younger apontou igualmente para Moscovo como fonte de ameaças ligadas à guerra híbrida, baseada em ataques cibernéticos e propaganda, alertando que este é um fenómeno “cada vez mais perigoso” que subverte as democracias ocidentais.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2016/12/08/reino-unido-enfrenta-ameaca-de-atentados-sem-precedentes-alerta-chefe-dos   

* * *

Mais uma vez, a chamada religião da paz contribui para dar outro dinamismo e outra emoção ao quotidiano europeu. O que será preciso para o Ocidente se livrar desta gente? A que ponto será preciso chegar?