segunda-feira, novembro 14, 2016

CURDOS AVANÇAM EM RAQQA CONTRA O CALIFADO

Os destacamentos das 'Forças Democráticas da Síria' (SDF) continuam realizando com êxito a ofensiva contra o principal reduto dos terroristas do Daesh (Estado Islâmico, proibido na Rússia) na Síria, a cidade de Raqqa, libertando diversos assentamentos.
De acordo com o canal de televisão libanês "Al-Mayadin", a formação árabe-curda está combatendo a uma distância de 30 quilómetros de Raqqa até à presente data e assumiu o controle de uma série de posições importantes, incluindo várias usinas que estavam nas mãos dos terroristas.
Também foi informado que destacamentos do Daesh foram eliminados de posições montanhosas estrategicamente importantes em Tell el-Saman, forçando os terroristas a recuar em direcção a Raqqa. 
Em 6 de Novembro, as Forças Democráticas da Síria (SDF), apoiadas pelos EUA e lideradas por curdos, anunciaram o início da operação nomeada Fúria do Eufrates para retomar Raqqa do controle do Daesh. Considerada como a "capital do Daesh", a cidade de Raqqa fica localizada no norte da Síria, às margens do rio Eufrates, e foi tomada pelos terroristas em 2013. Após ficar sob o controle dos jihadistas, as tropas do governo tentaram retomar a região local, inclusive com a ajuda de aviação, mas as suas acções ainda não alcançaram sucesso.  
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/mundo/201611116795456-curdos-sirios-ofensiva-daesh-raqqa/