segunda-feira, novembro 14, 2016

PROTESTOS CONTRA TRUMP ENQUANTO O CANDIDATO VENCEDOR ESTREITA RELAÇÕES COM A EXTREMA-DIREITA EUROEIA

Milhares de pessoas voltaram a manifestar-se contra vitória de Donald Trump, nas principais cidades dos Estados Unidos. As palavras de ordem contra as posições xenófobas ou racistas do candidato, ou a denúncia de um presidente eleito com o menor número de votos de sempre, voltaram a ouvir-se pela quarta noite consecutiva.
Trump que, durante a campanha tinha rejeitado afirmar se reconheceria os resultados do sufrágio, em caso de derrota, apela agora à unidade, quando a sua responsável de campanha afirma - Kellyanne Conway:
“Claro que respeitamos a primeira emenda e o direito de expressão e manifestação. Só sei que se Trump tivesse perdido as eleições, toda a gente estaria a espera, como os media, que fossem os partidários de Trump a protestar. E todos diriam que era preciso que aceitassem os resultados das eleições e garantissem uma transição política pacífica”.
Os protestos reuniram centenas de milhares de pessoas em Los Angeles, na Califórnia, um bastião dos democratas.
Uma manifestante afirma: “O nosso papel é participar, escrever aos deputados, este é apenas o primeiro passo. E penso que é importante estarmos juntos e esta experiência partilhada é importante. É o primeiro passo”.
O presidente eleito prossegue os preparativos para assumir a liderança do país em Janeiro.
Trump recebeu ontem em Washington o líder eurocéptico britânico Nigel Farage, ao mesmo tempo que a Extrema-Direita francesa anunciou uma cooperação reforçada com a equipa do novo presidente.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2016/11/13/trump-reforca-alianca-com-euroceticos-britanicos-e-extrema-direita-francesa   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Este sim, o caminho para o fortalecimento da verdadeira Democracia - a vontade do povo a exercer-se cada vez mais, apesar dos protestos de quem em cima do seu mau perder ainda tem a arrogância natural dos fanáticos que têm o atrevimento de proclamar, sem pudor, que quem não governa com os mesmos princípios que eles querem ver impingidos não tem direito a governar. Contra tal agressão a todos os níveis, exige-se igual ou superior nível de determinação.