sexta-feira, setembro 02, 2016

NA ZONA MAIS AFRICANIZADA DO PAÍS - DEZENAS DE «JOVENS» AGRIDEM E ROUBAM NOS COMBOIOS

Agradecimentos ao Arauto por ter aqui trazido esta notícia: http://www.dn.pt/sociedade/interior/-linhas-de-sintra-e-cascais-40-jovens-apanhados-a-roubar-5365817.html   (Texto da notícia a itálico - texto subsequente, a escrita normal, da autoria do blogueiro)
*
Furtos e roubos aconteceram mais dentro dos comboios, cheios de turistas nesta época. PSP identificou bandos de jovens.
Pelas janelas dos comboios que atravessam a linha de Cascais, as praias de mar azul convidam ao lazer. Só nessa linha e na de Sintra viajam, em média, por dia, 300.000 passageiros, número que no Verão é mantido e acrescido com turistas portugueses e estrangeiros. A CP admite que o volume de viagens de turismo a bordo dos comboios é já 20% do total de passageiros, a nível nacional.
A segurança nos comboios tem de acompanhar esse crescimento. Este ano a PSP até antecipou a operação de reforço de vigilância nas linhas urbanas de Sintra e Cascais para início de Junho mas, mesmo assim, a criminalidade juvenil voltou a atacar.
Três revisores agredidos, 14 assaltos a passageiros, 24 detidos e 16 identificados (40, no total) por furtos e roubos no interior das composições feitos por jovens da periferia urbana de Lisboa que atacam nos comboios das linhas de Cascais e Sintra. É este o primeiro balanço da da operação Verão Seguro (do início de Junho até fim de Agosto) nas linhas com maior volume de passageiros do país, segundo dados avançados pela PSP ao DN.
A Linha de Cascais, pelo fácil acesso às praias a partir das estações ferroviárias, registou nos três meses da época balnear um acréscimo de passageiros fora das deslocações habituais no resto do ano, ou seja, "pessoas em deslocações para as praias, portugueses e estrangeiros, turistas no geral", como descreve Ana Portela, porta-voz da CP. Com os comboios cheios de turistas, aparecem grupos de jovens da periferia urbana de Lisboa, de três, quatro e cinco elementos, segundo a polícia. Muitos deles viajam sem bilhete. Mas são "roubos esporádicos", por enquanto, ainda não associados a uma criminalidade juvenil organizada e especializada nos comboios.

Revisores são alvos fáceis
Este ano, a PSP antecipou a operação Verão Seguro nas linhas por causa de episódios de violência registados no dia 8 de Junho na estação da Damaia (linha de Sintra) e que incluíram um revisor e vários passageiros agredidos por um grupo de 30 jovens. O profissional da CP Ficou de baixa médica duas semanas.
Os revisores nem gostam de contar de viva voz as situações por que passam "porque têm medo, também vivem em localidades nas linhas de Sintra e Cascais e receiam cruzar-se com esses jovens", explica ao DN o presidente do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante, Luís Bravo. A situação mais grave, até hoje, foi a de "um revisor que ficou cego de uma vista depois de ter sido agredido o ano passado, à saída da estação Agualva-Cacém, por um grupo de jovens que o perseguiu depois de ele ter terminado o turno". Tudo porque o profissional os multou por viajarem sem bilhete.
Rui Ramos, 71 anos, residente em Agualva (Sintra), que frequenta a linha de Sintra há 40 anos, faz um retrato de insegurança: "Algumas estações fecham cedo à noite, os comboios nocturnos circulam com poucas pessoas. Na estação de Agualva-Cacém estão sempre a rebentar com as portas e os alarmes a disparar".
Rui Ramos foi um dos fundadores e porta-voz da Comissão de Utentes da Linha de Sintra, onde esteve 25 anos. "Desde que a PSP deixou de ter aquele corpo de polícia ferroviária que andava nos comboios e no Metro, e que foi criado a pensar na Expo 98, tudo piorou a nível de segurança nas duas linhas. Eram 60 agentes dedicados diariamente à vigilância das linhas de Sintra, Cascais e ao Metro", recorda. "Algumas funções desses polícias foram para elementos segurança privada, mas não é a mesma coisa", lamenta.

Evidentemente que não é a mesma coisa, toda a gente sabe disso, milhares senão milhões de portugueses até podem ter visto por exemplo uma imagem de videovigilância num comboio da linha de Sintra em que, diante de uma agressão cometida por um pivete negro contra passageiros, o segurança não só nada faz como ainda abandona o local. Mas os privatas ou piratas do privado borrifam-se nisso; interessa-lhes, a eles e seus comparsas moralmente corruptos instalados nas instituições que com eles fazem as negociatas, poder manter o seu negócio de «vigilância» privada. E falo em moralmente corruptos porque, embora não sejam culpados de acordo com a lei, a verdade é que sabem bem da ineficiência da vigilância privada mas mesmo assim aceitam a sua presença maciça nos locais onde a polícia faz falta.
Quanto ao resto, nada de novo: é assim que a elite quer, nomeadamente o inqualificável Fernando Seara, que com abjecto - e ridículo - orgulho se declara «africanista de Massamá» (por merdosa solidariedade para com Passos Coelho mas não só), tendo sido ele que, governando esta área do País, nunca tomou medidas que se vissem para proteger a população portuguesa que viaja neste comboio. Pode bem cagar na sua africanice de Massamá. A ele não toca o problema, provavelmente não utiliza os transportes públicos da zonas mas se usar estará eventualmente acompanhado de seguranças a sério, se não for de bófia propriamente dita. 
Entretanto há que apoiar as forças policiais nas suas intervenções e no seu poder e autonomia de intervenção, saudando-as sempre que aplicarem os devidos correctivos aos gangues de «jovens» que controlam as «suas» zonas pela intimidação geral da população. Não há outra linguagem possível.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Os seguranças privados não têm capacidade para lidarem com dezenas de jovens selvagens. acclaim

2 de setembro de 2016 às 08:59:00 WEST  
Blogger Afonso de Portugal said...

«(...) tendo sido ele que, governando esta área do País, nunca tomou medidas que se vissem para proteger a população portuguesa que viaja neste comboio.»

Deixa lá, há muitos portugueses que vão continuar a votar nele e nos outros laranjinhas por serem alegadamente "de direita"! É que não se pode votar nos comunas nem nos fascistas, só se pode votar nestes "moderados" que deixam sempre tudo na mesma, quando não deixam pior!...

2 de setembro de 2016 às 17:35:00 WEST  
Anonymous Arauto said...

Uma notícia com o seu interesse, Caturo:

http://i.imgur.com/LBe6nVp.png

lol

3 de setembro de 2016 às 09:55:00 WEST  
Anonymous Belphegor said...

https://tribzap2it.files.wordpress.com/2013/08/josh-altman-red-carpet-325-nc.jpg

Caturo, o agente imobiliário americano Josh Altman é etnicamente semita?
Obrigado.

3 de setembro de 2016 às 12:51:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Tem certamente ar disso, com nariz «número 6» (por ter, visto de lado, a forma do algarismo seis) e olhos carregados.

3 de setembro de 2016 às 16:06:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home