sábado, julho 30, 2016

AEROPORTO DE LISBOA EM ESTADO DE ALERTA DEVIDO A CINCO MOUROS NA PISTA (SENÃO NA COSTA)

Cinco homens de nacionalidade argelina foram detidos depois de invadirem a pista do aeroporto de Lisboa, na noite deste sábado. Vários voos (entre os quais cinco da TAP) foram desviados para os aeroportos do Porto e Faro, devido à pista ter estado encerrada, entre as 20h00 e as 20h34. O CM apurou que um dos detidos foi transportado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa. 
O CM sabe que os argelinos estavam na sala de desembarque e passaram por uma saída de emergência, que dava directamente para a pista do aeroporto. Já o DN garante que os suspeitos estavam a tentar entrar de forma ilegal no país, pois não possuíam vistos para Portugal (nem precisavam, pois tinham bilhetes para Cabo Verde e encontravam-se no país a fazer escala). Essa situação não é, de resto, inédita no Aeroporto Humberto Delgado. Os suspeitos foram perseguidos e imediatamente detidos pela Polícia de Segurança Pública. Os detidos ainda estarão no aeroporto e serão depois transferidos para o Comando Metropolitano de Lisboa. Serão levados a tribunal na segunda-feira. 
A segurança no aeroporto foi reforçada após a invasão, apesar da situação ter sido normalizada pouco depois. A agência Lusa cita um passageiro de um dos voos desviados para o Porto, que disse que o comandante comunicou aos passageiros que não ia aterrar em Lisboa "por se encontrarem na pista pessoas não identificadas que obrigaram a suspender o movimento dos aviões". Depois de abastecer, e já no regresso a Lisboa, o comandante voltou a transmitir a mesma informação aos passageiros. 
Ao Correio da Manhã, fonte oficial da TAP confirma que os voos foram desviados e que a "pista esteve encerrada durante algum tempo". Os voos deverão regressar para o aeroporto de Lisboa. "Pelas 19h50 detivemos na zona de desembarque quatro cidadãos estrangeiros que se colocaram em fuga através de uma porta de serviço para zona restrita de segurança da pista. Foram activados os protocolos de segurança do aeroporto de Lisboa e os elementos policiais detiveram quatro indivíduos", disse o subcomissário Hugo Abreu no aeroporto Humberto Delgado. "A PSP encontra-se a diligenciar em conjunto com outras entidades no sentido de percepcionar qual a motivação dos indivíduos", acrescenta. Entretanto, o CM apurou que houve mais uma detenção. 
*


* * *

Queriam só entrar de forma ilegal no país ou então queriam criar o pânico, em jeito de aviso...