domingo, agosto 07, 2016

ÁUSTRIA INSISTE EM EXIGIR QUE A UNIÃO EUROPEIA CESSE ACORDO COM A TURQUIA

Viena diz que é tempo de Bruxelas assumir as responsabilidades e de por termo ao acordo celebrado com Ancara sobre os refugiados.
A Áustria que, desde o início, se opôs ao documento assinado em Março para travar a vaga migratória através do mar Egeu não tem dúvidas que o acordo está condenado ao fracasso.
“Os chefes de Governo da União Europeia compreenderam que não era possível gerir a entrada descontrolada de refugiados na Europa Central e tentaram evitar as imagens desagradáveis. Mas em vez de assumirem o controlo das fronteiras delegaram a tarefa à Turquia. Este castelo de cartas de uma política falsa em matéria de refugiados ameaça agora desabar” refere o ministro dos Negócios Estrangeiros austríaco, Sebastian Kurz.
As fragilidades do acordo entre Bruxelas e Ancara tornaram-se ainda mais evidentes após a presumível tentativa falhada de golpe de Estado a 15 de Julho. A União Europeia critica a repressão em curso na Turquia, Ancara acusa Bruxelas de não ter cumprido as promessas feitas no quadro do acordo assinado em Março. 
O presidente da Comissão Europeia admite que a situação é delicada. Atenas avisa que não tem condições para dar resposta à entrada massiva de migrantes como em 2015.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2016/08/06/refugiados-austria-desafia-ue-a-por-fim-ao-acordo-com-a-turquia