sexta-feira, agosto 05, 2016

GRUPO ANTI-TOURADA CONGRATULA-SE POR NÃO HAVER ESTE ANO TOURADA EM VIANA DO CASTELO


O grupo anti-touradas de Viana do Castelo congratulou-se com o anúncio, hoje, da não realização, este ano, da tourada durante as festas d’Agonia e afirmou que a decisão vem demonstrar que “imperou o bom senso”.
“Estes senhores fizeram o que é correcto. Não vale a pena insistirem porque, em Viana, só vão ter prejuízo”, referiu a porta-voz do grupo local de activistas, Ana Macedo.
Já o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, questionado pela RAM, não quis comentar o assunto.
O movimento “Vianenses pela Liberdade” anunciou que este ano não vai realizar uma tourada “por não conseguir enquadrar” o espectáculo no programa da romaria d’ Agonia, que vai decorrer entre 19 e 21 de Agosto.
“Este ano não vamos realizar a tourada porque não a conseguimos enquadrar no programa das festas d’ Agonia. No dia 20 de Agosto, sábado, realiza-se durante a tarde a procissão ao mar e no domingo à tarde há o cortejo etnográfico. Como a corrida de touros se realizaria às 17:00 ia colidir com esses números”, disse o porta-voz do movimento, José Carlos Durães.
Aquele movimento cívico foi criado em 2009, depois de a Câmara de então liderada por Defensor Moura ter aprovado, por proposta da maioria socialista, uma declaração afirmando Viana como cidade “anti-touradas”, a primeira do país.
Já Ana Macedio manifestou-se “muito contente” com a decisão e acrescentou ser “um dia muito feliz para Viana do Castelo”.
“Estamos muitos satisfeitos e desejamos que os aficionados das touradas vivam as festas de Nossa Senhora da Agonia como devem ser vividas, com alegria e amor”.
“A romaria d’Agonia deve ser vivida sem sobressaltos e sem guerras mas com amor, tal como Viana é conhecida”, sustentou Ana Macedo que deixou ainda um aviso à organização dos espectáculos tauromáquicos.
“Se no próximo ano insistirem, cá estaremos”, frisou, referindo-se à garantia de José Carlos Durães que em 2017 a tourada já tem data marcada para o dia 20 de Agosto, dia da padroeira dos pescadores, Nossa Senhora d’Agonia e da procissão ao mar.
*
Fonte: http://radioaltominho.pt/Noticias/grupo-antitouradas-muito-feliz-por-nao-haver-tourada-este-ano-autarca-de-viana-nao-comenta/   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Um bom exemplo de evolução civilizacional, em prol da dignidade e bem-estar dos mais desfavorecidos. É também um bom exemplo de como a militância insistente compensa, como diz o povo à sua maneira: «água mole em pedra dura tanto dá até que fura»...