segunda-feira, julho 11, 2016

SONDAGEM INDICA QUE MAIORIA DOS PORTUGUESES NÃO QUER REFERENDO À UE

A maior parte dos portugueses discorda da proposta de um referendo europeu, lançada pelo Bloco de Esquerda. De acordo com uma sondagem Expresso/SIC, 63% dos portugueses respondem não à pergunta: “Acha que deve haver no futuro um referendo em Portugal sobre a União Europeia, independentemente de haver ou não sanções?".  Apenas 22% responderam sim.
A maioria manifesta, assim, um afastamento em relação à realização de um referendo. A ideia foi lançada pelo Bloco de Esquerda na última convenção do partido, depois de ter sido conhecido o Brexit e já dentro da discussão sobre se a Europa vai ou não aplicar sanções a Portugal por incumprimento da meta do défice de 3% do PIB.
"Se tomar uma iniciativa gravíssima de provocar Portugal, a Comissão declara guerra a Portugal. Pior ainda, se aplicar sanção e usar para pressionar o Orçamento [do Estado] para 2017 com mais impostos, declara guerra a Portugal. E Portugal só pode responder recusando as sanções e anunciando que haverá um referendo nacional", advertiu a bloquista.
Em resposta, o Presidente da República afirmou que um referendo em Portugal como aconteceu em Inglaterra "é uma questão que não se põe", justificando que Portugal "quer continuar na União Europeia".
"Portugal está na União Europeia, sente-se bem na União Europeia e quer continuar na União Europeia. Quanto ao resto, a Constituição diz que a decisão sobre o referendo é do Presidente da República e, portanto, é uma questão que não se põe neste momento", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas.
*
Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/sondagem-63-dos-portugueses-nao-querem-referendo-sobre-a-europa_254192.html

1 Comments:

Blogger João Nobre said...

Para a semana vamos ter uma sondagem feita pelo jornal Avante! em que será concluído que 87% dos portugueses consideram Álvaro Cunhal o maior português de sempre.

12 de julho de 2016 às 08:29:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home