terça-feira, julho 26, 2016

DÉFICE ORÇAMENTAL... DIMINUIU?

O défice orçamental em contas públicas caiu para os 2.867,2 milhões de euros até Junho, menos 971,2 milhões de euros do que no mesmo período de 2015.
De acordo com a síntese da execução orçamental publicada esta segunda-feira pela Direcção-Geral do Orçamento, as administrações públicas registaram um défice de 2.867,2 milhões de euros na primeira metade do ano, uma evolução que resultou de um crescimento da receita (2,9%) superior ao da despesa (0,2%).
As receitas fiscais cresceram 2,7% no primeiro semestre com destaque para os impostos sobre o consumo.
O IVA - o imposto que mais rende aos cofres do estado - aumentou 0,4%; a receita com o consumo de tabaco cresceu perto de 53%; o imposto sobre os combustíveis cresce 45% e o imposto sobre veículos 15%.
O IRS desceu 3%e o IRC 5,3%.
O governo refere que o aumento da receita fiscal aconteceu apesar de os reembolsos fiscais terem aumentado em 410 milhões de euros.
Comparando com o défice registado até Maio, verificou-se um aumento superior a 2.400 milhões de euros só no mês de Junho, uma vez que, nos primeiros cinco meses do ano, as administrações públicas tinham registado um défice de 394,9 milhões de euros.
*
Fonte: http://www.tsf.pt/economia/interior/defice-orcamental-diminuiu-971-me-na-primeira-metade-do-ano-5304961.html   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

«Quem» diria que se calhar as políticas económicas ditas de Esquerda até são menos más do que alguns quiseram fazer crer, arregimentados ao dogma de que «isto» só avança quando se fazem todas as vontades aos plutocratas...