sexta-feira, junho 17, 2016

SOBRE OS MALES DA POLUIÇÃO LUMINOSA

A Europa e América do Norte têm algumas das zonas com a pior poluição luminosa do planeta, concluíram os autores de um estudo publicado pela revista ‘Science Advances’ online. O atlas da iluminação artificial do céu revela que um terço da humanidade não consegue ver a Via Láctea, a galáxia mais próxima da Terra. Além disso, a poluição luminosa mata entre 300 milhões e mil milhões de aves por ano, desperdiça milhares de milhões em energia e impede os seres humanos de dormirem convenientemente.
O atlas mostra que mais de 80% da população mundial e 99% dos norte-americanos e europeus vivem sob céus com poluição luminosa. Cerca de 23% do território mundial situado entre 75º Norte e 60º Sul, ou seja 88% da Europa e quase metade dos EUA têm noites com poluição luminosa. Os autores do estudo referem que, apesar do interesse crescente entre os cientistas das áreas da ecologia, astronomia, saúde, e agricultura, a poluição luminosa carece de uma quantificação de magnitude à escala global.
O estudo refere que a situação tem vindo a agravar-se com o avanço da tecnologia LED, referindo que a poluição por LED brancos é 2,5 vezes superior à das lâmpadas tradicionais. Mas também refere que a tecnologia pode ajudar a reduzir o impacto da iluminação em excesso, através da implementação de iluminação adaptável (por exemplo, iluminação de estradas coordenada por sensores de tráfego em tempo real), acrescentando que, no futuro, os carros sem condutor não vão necessitar sequer de iluminação.
*
Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/poluicao-luminosa-um-terco-da-humanidade-ja-nao-ve-a-via-lactea_251982.html




2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Devia haver mto menos luz a noite nas ruas. Ou luzes mais fracas ou 1 candeeiro aceso e outros 2 apagados. Quando falha a luz na rua é um alivio, parece que um gajo se sente logo melhor.

17 de junho de 2016 às 14:10:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sem dúvida.

17 de junho de 2016 às 18:27:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home