sexta-feira, junho 17, 2016

PRESIDENTE DA TURQUIA DIZ QUE SÃO DE SANGUE IMPURO OS DEPUTADOS TURCOS DO PARLAMENTO ALEMÃO QUE RECONHECERAM O GENOCÍDIO CONTRA OS ARMÉNIOS

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2016/06/10/tensao-entre-alemanha-e-turquia-aumenta/   -   Página com vídeo incorporado   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)
*
A tensão entre a Alemanha e a Turquia aumenta.
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan afirmou que os deputados alemães de origem turca que votaram a favor da resolução, onde o Parlamento Alemão classifica de genocídio o massacre arménio pelas forças otomanas em 1915, têm sangue impuro que deve ser examinado em laboratório.
O presidente do Bundestag, Norbert Lammert, teceu duras críticas a Erdogan. “Nunca pensei que em pleno século XXI um presidente, democraticamente eleito, iria criticar legisladores democraticamente eleitos do Parlamento Federal alemão, com dúvidas sobre a sua ascendência turca e descrevendo o sangue deles como sendo contaminado”, afirmou.
As palavras de Norbert Lammert foram aplaudidas pela assembleia e também por Angela Merkel, o que colocou a chanceler alemã numa posição delicada.
Lammert acusou, ainda, Erdogan de “instigar”, indirectamente, as ameaças difundidas nas redes sociais aos deputados de origem turca.
Recep Tayyip Erdogan é um aliado crucial para Angela Merkel lidar com a crise migratória na Europa. A Turquia aceitou receber de volta migrantes que partem do seu território rumo à Grécia.
O governo de Ancara afirmou, já, que a resolução ameaça a amizade entre os dois países, mas não avançou se terá retaliações.