MUSLO QUE MANDA EM LONDRES JÁ PROÍBE EXIBIÇÃO DE CORPOS DE MULHERES EM ANÚNCIOS...
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://expresso.sapo.pt/internacional/2016-06-14-Autarca-de-Londres-proibe-anuncios-que-facam-as-mulheres-sentirem-vergonha-dos-seus-corpos (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)
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Anúncios publicitários que façam as pessoas, em particular as mulheres, sentirem vergonha dos seus corpos ou que aumentem a pressão sobre elas para que tenham determinada aparência vão passar a ser proibidos nos transportes públicos em Londres.
A decisão foi anunciada pelo novo autarca da capital britânica, Sadiq Khan, na segunda-feira, em reacção à ira provocada pela controversa campanha publicitária da Protein World há um ano, no âmbito da qual a empresa espalhou pelo metro de Londres cartazes com a fotografia de uma modelo de biquini com a pergunta: “Are you beach body ready?” (“O seu corpo está pronto para a praia?”, numa tradução livre).
“Como pai de duas raparigas adolescentes, fico extremamente preocupado com este tipo de publicidade que pode rebaixar as pessoas, em particular as mulheres, e fazê-las sentirem-se envergonhadas dos seus próprios corpos. Já é altura de isto acabar”, declarou Khan em comunicado. “Ninguém deve sentir-se pressionado, enquanto viaja de metro ou de autocarro, a atender a expectativas irrealistas em torno dos seus corpos e quero enviar uma mensagem clara sobre isto à indústria da publicidade.”
Para além de banir anúncios que ponham em causa a autoconfiança de qualquer pessoa independentemente da sua forma física, o trabalhista pediu à Transportes de Londres (TfL) que crie um grupo de supervisão de publicidade para aplicar as novas políticas e revê-las quando necessário.
“A publicidade na nossa rede [de transportes] é diferente da publicidade na televisão, online ou na imprensa”, diz Graeme Craig, director de desenvolvimento comercial da TfL. “Os nossos clientes não podem simplesmente desligar a televisão ou virar a página se um anúncio os ofende ou os faz sentir mal e nós temos o dever de assegurar que as nossas acções reflectem esse ambiente único. Queremos encorajar mais publicidade que integre as pessoas e que melhore a rede de transportes públicos.”
De acordo com o “The Independent”, os espaços publicitários vendidos pela TfL são dos mais caros do mundo, antecipando-se que a empresa vá lucrar mais de 1,5 mil milhões de libras (quase 1,9 mil milhões de euros) em receitas de publicidade nos próximos oito anos e meio.
Há uma semana, uma discussão semelhante a esta foi lançada em Munique, na Alemanha, após vários moradores e transeuntes da praça Marienplatz, um dos principais pontos turísticos da cidade, se terem declarado ofendidos com um “outdoor” de 114 metros quadrados que mostra a modelo brasileira Adriana Lima em biquini para a última campanha da marca Calzedonia. “O anúncio ensina às raparigas que devem ser o mais magras possível, quase anoréxicas”, criticou a deputada Lydia Dietrich à rádio “Deutsche Welle”.
As queixas surgiram no âmbito de uma discussão lançada pelo ministro alemão da Justiça, Heiko Maas, que em Fevereiro apresentou um projecto-lei para proibir em todo o país anúncios que objectifiquem sexualmente mulheres e homens.
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Ah, um humanista, este Sadicã, ou um artista da argumentação descaradamente desonesta para esconder atrás do alegado respeito pelos sentimentos das meninas a sua real intenção de ir «moralizando» o ambiente de acordo com a charia ou lei islâmica... Será que a seguir tudo o que seja séries ou filmes vão poder deixar de exibir mulheres de biquini?...
E se fosse um gajo de Direita, e religioso, a fazer uma destas, quantos Carmos e Trindades não cairiam enquanto a malta esquerdista dizia que isto era «muito perigoso!!!!» e «assustador!!!» porque vinha aí a Inquisição?...
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