quarta-feira, junho 15, 2016

LIVRO DE ADOLF HITLER «MEIN KAMPF» ESGOTOU NA FEIRA DO LIVRO

A grande surpresa da Feira do Livro de Lisboa aconteceu com um autor de um só livro, mesmo que seja muito conhecido por outras guerras que não as literárias: Adolf Hitler e o seu Mein Kampf. Sim, o livro proibido até há poucos meses e que, ao entrar no domínio público, tem vindo a ser editado em todo o mundo, foi o grande sucesso de vendas da editora Guerra & Paz. Que esgotou a segunda edição deste "livro maldito" e vai avançar para uma terceira reimpressão, avança hoje o "Diário de Notícias".
O editor Manuel S. Fonseca não revela o total de livros vendidos mas garante que foram algumas centenas: "Esgotaram!" Representou, diz ao DN, "um quinto das vendas da trilogia de livros que estão na base das três grandes tragédias do século XX: o Manifesto Comunista de Marx e Engels, o Pequeno Livro Vermelho de Mao Tsé-Tung e o livro de Hitler, Mein Kampf. Ao fazer o balanço da presença na Feira do Livro revela: "Crescemos perto de 40% nas vendas. Foi a melhor Feira do Livro da editora dos últimos anos."
Questionado sobre este fenómeno, o sociólogo António Barreto desdramatiza o interesse dos portugueses pela ideologia nazi: "Considero relativamente normal porque é um dos livros mais citados e menos lidos no mundo. É natural a curiosidade pelo livro do senhor Adolf Hitler, que está na base de uma guerra mundial com 60 milhões de mortos. Como ninguém o tinha lido na vida, evidentemente que vai haver pessoas interessadas em, pelo menos, ver o que lá está."
A essa primeira situação, segundo António Barreto, deve seguir-se o desinteresse: "Acontece que o livro não é grande coisa, nem sequer tem boa retórica revolucionária como, por exemplo, a do Manifesto Comunista, que é muito bom do ponto de vista literário."
*
Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/mein-kampf-de-hitler-esgotou-na-feira-do-livro_251977.html

* * *

Se calhar a arrogância de uma elite político-cultural - militantemente anti-nazi como parte do seu anti-racismobranco - também contribuiu para que as pessoas quisessem saber o que disse em discurso directo o mais «maldito» e eventualmente mais falado de todos os líderes do século XX...  De certa maneira faz lembrar a vitória de Salazar no concurso do «Maior Português de Sempre»... aliás, tem piada que na versão alemã do programa, «Unsere Besten», a figura de Hitler estava à partida inelegível, como aqui se lê: https://pt.wikipedia.org/wiki/Unsere_Besten ... isto o povinho às vezes prega partidas e é preciso ter cuidadinho com estas brincadeiras...