terça-feira, junho 21, 2016

CELEBRAÇÃO SOLSTICIAL DE VERÃO MEGALÍTICA NO REINO UNIDO




Em Wiltshire, Inglaterra, local onde se situa o famoso monumento megalítico Stonehenge, com cerca de três ou quatro mil anos de existência, reuniram-se neste solstício cerca de doze mil pessoas, menos que no ano passado talvez porque a organização que administra este espaço, English Heritage, proibiu este ano o consumo de bebidas alcoólicas neste evento... Proibiu também a presença de drogas, de animais de estimação e de sacos-cama.  Foi além disso implementado o pagamento por estacionamento nas proximidades. Este ano quase nem houve detenções por parte das autoridades.
Outras quatrocentas pessoas juntaram-se com o mesmo intuito em Avebury, outro monumento megalítico, mais pequeno mas mais antigo - datado de há cerca de cinco mil anos atrás - situado trinta e dois quilómetros a norte. Aí nem chegaram a registar-se quaisquer detenções...
Os milhares de pessoas reunidas em Stonehenge - entre neo-druidas, pagãos de vários tipos e comuns observadores festeiros - estiveram de frente para a Heel Stone ou Pedra Salto, que é a antiga entrada para o círculo megalítico, de maneira a contemplarem o nascer do sol do dia mais longo do ano, com dezassete horas de luz diurna. As modernas celebrações de índole pagã neste local começaram no século XX.

Também em Somerset se reuniram celebrantes, nomeadamente na montanha denominada Glastonbury Tor (sendo «Tor» uma palavra céltica que significaria «Montanha»), de 158 metros de altura, em cujo cume está localizada a igreja de São Miguel, que não possui teto. O formato da montanha, com sete níveis de terraço, é um mistério. Suspeita-se que possam ter servido para agricultura, pecuária ou como mecanismo de defesa.
(Fonte: Wikipedia)



A efeméride anual foi este ano marcada pela coincidência de no momento do solstício se verificar também um plenilúnio, algo que não acontecia desde 1967 e só voltará a dar-se em 2062. A Lua fica então avermelhada, algo a que os índios Algonquin dos EUA chamam «Lua de Morangos» por acreditarem que se trata de um sinal para colher os ditos frutos. Pode ver-se a seguir uma imagem colhida em Nova Iorque, EUA:


*

Fontes:
http://www.dailymail.co.uk/news/article-3651904/Stonehenge-welcomes-solstice-Thousands-druids-hippies-tourists-travel-ancient-stone-circle-watch-sun-rise-longest-day-year.html
https://www.theguardian.com/uk-news/gallery/2016/jun/21/summer-solstice-in-pictures-stonehenge-castlerigg