segunda-feira, junho 20, 2016

PRESIDENTE TURCO DIZ QUE OS AGREDIDOS FÃS DOS RADIOHEAD TAMBÉM TIVERAM CULPA DA AGRESSÃO...

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan criticou as agressões aos fãs dos Radiohead por parte de extremistas na passadada sexta-feira, 17 de Junho, em Istambul, o que provocou protestos no país, mas que ao mesmo disse que era um "erro" os agredidos consumirem álcool durante o Ramadão.
"As duas partes são responsáveis na questão", disse Erdogan, segundo a agência de notícias Dogan.
"É equivocado o envolvimento numa actividade que transborda para a rua no dia do Ramadão, assim como é equivocado usar a força", afirmou o presidente da Turquia.
Vários fãs do Radiohead que celebravam numa loja de discos de Istambul o lançamento do novo álbum do grupo britânico, "A Moon Shaped Pool", foram agredidos por 20 homens, que criticaram o barulho e o consumo de bebidas alcoólicas.
O incidente fez um ferido e deu origem a um protesto de 500 pessoas contra o autoritarismo do presidente turco. A manifestação foi reprimida com violência pela polícia, que usou gás lacrimogéneo e água, no bairro cosmopolita e boémio de Cihangir.
Erdogan também criticou os que, segundo ele, "exploram este incidente lamentável" com fins políticos para denunciar o seu governo.
*
Fonte: http://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/presidente-turco-critica-agressoes-a-fas-dos-radiohead

* * *

É especialmente sintomático que o presidente turco, embora comece por falar como se fosse para aí algum «moderado» (ele próprio diz que isso de Islão moderado não existe, ou é Islão ou não) e depois acabe por dizer que tanto são culpados os agressores como os... agredidos... A seu ver, os agredidos também têm culpa, não porque tivessem ameaçado ou tentado atacar, mas porque cometeram o crime de num país alegadamente laico consumirem álcool numa altura do ano em que os muçulmanos não o fazem...
E é isto o país laico que o grosso da elite ocidental, incluindo toda a classe parlamentar tuga, quer por força meter pela Europa adentro.