sexta-feira, maio 27, 2016

REPORTAGEM NA VISÃO SOBRE A VIOLÊNCIA EXERCIDA SOBRE OS ANIMAIS NAS CORRIDAS DE GALGOS


Treinos com choques eléctricos e um desgaste tremendo; abandono e desaparecimento de cães, após serem aposentados das corridas, com frequência por causa de lesões musculares e patas partidas, em resultado do esforço intenso a que são submetidos. Eis um fenómeno subterrâneo que cresce, à medida que aumentam em Portugal as Corridas de Galgos, de Norte a Sul do País. As denúncias de maus-tratos a estes animais (de dopagem, inclusive) também começam a surgir em catadupa.
A VISÃO descreve ao pormenor este universo até agora desconhecido, incluindo as muito complicadas adopções de galgos que, depois de abandonados, têm a sorte de ser resgatados por activistas de defesa dos direitos dos animais. Em regra, um ex-galgo de corridas demora um ano a tornar-se num cão normal junto dos novos donos. Os traumas que carrega são pesados.

Na edição de hoje da revista Visão, uma investigação sobre o mundo cruel, ilegal e obscuro das corridas de galgos com apostas em Portugal.
Adivinhem quem aparece na peça: vários toureiros portugueses e os velhos argumentos de sempre: "eles nasceram para isto", "ninguém gosta mais destes animais do que nós", e "é uma actividade boa para o negócio local". A Visão fala também dos treinos cruéis, choques eléctricos nos cães, doping, abate a tiro, lesões e muito mais...
A reportagem refere o cavaleiro tauromáquico João Moura como um dos mais proeminentes criadores de galgos do país, bem como Moura Caetano (cavaleiro tauromáquico) e João Augusto Moura (novilheiro tauromáquico).

*

Fontes: 
http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2016-05-18-O-mundo-obscuro-das-corridas-de-galgos

https://www.facebook.com/Basta.pt/photos/a.472890756075069.108951.143034799060668/1175368869160584/?type=3&theater