terça-feira, abril 05, 2016

QUEM ADOPTOU ANIMAIS DO CANIL DE PENAFIEL TERÁ VOUCHERS DE DESCONTOS PARA TRATAMENTOS VETERINÁRIOS

"A Câmara Municipal de Penafiel, através do seu Canil Municipal, atribuiu, no passado dia 2 de Abril, vouchers de desconto em 4 clínicas veterinárias do concelho a pessoas que adoptaram, desde Novembro de 2013, um animal de companhia, no Canil Municipal. Os vouchers permitem a realização de esterilização/castração cirúrgica a preço reduzido, relativamente aos que normalmente são praticados.
Para Vera Ramalho, Veterinária do Canil Municipal de Penafiel, “Para evitar o abandono animal é importante apostar na educação das populações, na identificação e registo em base de dados dos animais e respectivos donos e na sua esterilização. O aumento de animais abandonados conduz a um sério risco para a saúde e segurança pública. Vejo com muito bons olhos esta iniciativa municipal, pois através deste protocolo, com as clínicas veterinárias, vamos sensibilizar os munícipes para a adopção e esterilização, uma vez que ao esterilizarmos os animais, evitamos que, sendo abandonados na via pública, se reproduzam e multipliquem".
Esta campanha de sensibilização resulta de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Penafiel e 4 clínicas veterinárias do concelho (Clínica Veterinária da Vila Gualdina, Clínica Veterinária de Oldrões, Consultório Veterinário de S. Miguel de Paredes e Centro Veterinário Cuidanimais), com o objectivo de reduzir o número de animais abandonados, estimulando a adopção e incentivando à castração dos animais, cães e gatos, de ambos os sexos, preservando desta forma a saúde animal e pública.
Para Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro da Sustentabilidade Ambiental da Câmara Municipal de Penafiel, “O Município de Penafiel procura oferecer o melhor destino e tratamento a todos os animais que chegam ao Canil Municipal. Vamos continuar a promover a adopção dos animais, através da nossa página no Facebook "Amigos do Canil Municipal de Penafiel", mas também com outras iniciativas, como é o caso deste protocolo de colaboração, em que essas 4 clínicas aceitaram ser nossas parceiras nesta causa, que é também delas e devia ser de todos os cidadãos, porque se há animais na rua é porque antes, algum ser humano, o lá deixou. Conscientes da falta de civismo, é nosso dever trabalhar para o combater, assim como é também nosso dever assegurar a salubridade pública e a segurança das pessoas que circulam na via pública do nosso concelho e, por isso, acreditamos muito que esta parceria vai trazer excelentes resultados."
*
Fonte: http://riquezasetradicoesdepenafiel.blogspot.pt/2014/04/animais-adotados-no-canil-municipal-de.html   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

É mais um progresso, que deverá por sua vez ser ultrapassado por mais progressos - um dia também a castração deixará de ser aplicada aos animais quando houver outras soluções para os problemas que tão feia medida tenta colmatar. A marcha continua.