domingo, abril 03, 2016

VOLTAM AS HOSTILIDADES A NAGORNO-KARABAKH

Brasão de Armas da República de Nagorno-Karabakh, com a Águia, antigo símbolo pré-cristão da Arménia

Jornalistas da Sputnik foram bombardeados na cidade de Martakert, em Nagorno-Karabakh, neste domingo.
Correspondentes da Sputnik Arménia ficaram sob fogo em Nagorno-Karabakh diante de uma grande escalada da situação na região montanhosa que é disputada por Azerbaijão e Arménia. Os dois lados acusam-se mutuamente de violar o cessar-fogo que estava em vigor desde 1994.
Várias explosões aconteceram quando os repórteres da Sputnik entraram no centro de Martakert. Ninguém ficou ferido, e os locais se esconderam em abrigos anti-bomba.
Mais cedo, também neste domingo, um correspondente da Sputnik relatou que houve troca de fogo de artilharia entre as forças do Azerbaijão e da auto-proclamada República de Nagorno-Karabakh (NKR).
O conflito em Nagorno-Karabakh começou em 1988, quando a região autónoma buscou separação da República Socialista Soviética do Azerbaijão antes de proclamar independência, após o colapso da União Soviética em 1991. 
Nagorno-Karabakh é uma região disputada no Sul do Cáucaso, que formalmente faz parte do Azerbaijão, mas populado principalmente por arménios. Na prática, o território é uma província com administração própria, mas sem reconhecimento da comunidade internacional.
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160403/4005892/sputnik-sob-fogo-nagorno-karabakh.html#ixzz44mlJGeYL

* * *

Deve ter-se em mente que Nagorno-Karabakh foi habitado sempre por arménios desde talvez o século IV a.e.c., e seguramente desde a ocupação romana; a partir do século VII a invasão muçulmana trouxe as novidades do costume e desde então outros muslos acabaram por se impor ali, nomeadamente os Azeris, gente de raiz altaica, parente étnico dos Turcos. 
A solidariedade dos nacionalistas europeus estará, obviamente, com os Arménios, seus parentes étnicos - indo-europeus - que lutam pelo território que é ancestralmente seu.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Só não pode acontecer como na bósnia ,onde o ocidente apoiou os muçulmanos em detrimento dos sérvios,em um episódio patético de traição da Europa.

5 de abril de 2016 às 15:49:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home