sábado, abril 02, 2016

NOVA CONSTITUIÇÃO SÍRIA PODERÁ NÃO DEFENDER OS INTERESSES DOS CURDOS

O Partido da União Democrática curdo sírio ainda não recebeu o convite para participar no trabalho do texto da nova constituição do país. A informação é do representante do partido em Moscovo, Ali Abd Salam, o qual disse que eles estão prontos para isso, se receberem tal convite.
Anteriormente, o presidente sírio, Bashar Assad, disse em entrevista à RIA Novosti que a Síria já iniciou o trabalho sobre o texto da nova Constituição do país, que pode estar pronto até Agosto, como já havia antecipado o secretário de Estado americano John Kerry. 
Assad também expressou a sua esperança de que as negociações internas da Síria "Genebra-3" ajudem a desenvolver uma posição sobre o novo governo sírio, que pode incluir representantes da oposição e políticos independentes.
"Agora o Partido da União Democrática não tem contacto com o governo de Assad. Não fomos convidados para as conversações em Genebra, onde foi possível estabelecer esses contactos", disse Ali Abd Salam. 
“Assad anunciou a criação de uma nova constituição, mas se os Curdos não participarem na sua elaboração, é pouco provável que esta expresse os seus interesses. Assad promete que a constituição será boa, mas será boa só para ele", diz o representante do partido curdo em Moscovo. "Por exemplo, um artigo sobre o toque de recolher, pelo qual a população curda sempre sofreu, será substituído por um artigo sobre a luta contra o terrorismo. Isto só vai piorar", disse com receio. 
Segundo o representante dos curdos sírios, inicialmente o regime, a oposição e os Curdos devem acordar politicamente como será a Síria, federativa ou descentralizada, qual será o seu sistema político. “Em seguida, a partir destes acordos, deve-se trabalhar na constituição e estabelecer um governo”, diz ele. 
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160330/3964203/siria-exclui-curdos-nova-constituicao.html#ixzz44cVuSZXC